Fabian Ribeiro

A frente fria ingressou ontem de madrugada no Rio Grande do Sul pela fronteira com o Uruguai, trazendo chuva forte e vendavais. As rajadas de vento chegaram a 107 km/h em Dom Pedrito, 83 km/h em Quaraí e 82 km/h em Livramento, onde o vendaval trouxe destelhamentos (fotos), queda de árvores e postes.

Em Itaqui, a chuva superou 90 mm em alguns pontos. Uruguaiana teve 70 mm. Em Jaguarão, a precipitação somou 60 mm. A chuva atingiu quase todos os municípios do Estado, mas como se antecipava teve como característica a irregularidade. Muitas cidades tiveram entre 20 mm e 40 mm na soma da segunda-feira (chuva de verão) e de ontem (frente fria) com acumulados até acima de 100 mm no Oeste.

Por outro lado, a chuva foi escassa em algumas localidades, casos de Pelotas e Camaquã. A variabilidade de volumes foi muito grande dentro de um mesmo município. Em Santa Vitória do Palmar, por exemplo, produtores rurais relataram que a precipitação somou de mísero 1 mm a excelentes 45 mm em suas propriedades.

Nestes locais onde a chuva foi mais volumosa, as precipitações do começo da semana trazem um enorme alívio e evitam perdas maiores, entretanto nos pontos em que choveu pouco a situação vai ficar ainda mais crítica com quebra significativa da produção agrícola e falta de água para consumos humano e animal.