Um ciclone extratropical a Leste da Argentina, no Atlântico Sul, vai impulsionar massa de ar frio de forte intensidade para esta época do ano para o Centro argentino, Uruguai e o Centro-Sul do Brasil.

Essa massa de ar frio ingressa no Rio Grande do Sul nesta sexta, derrubando a temperatura. Hoje, o dia ainda será quente. Amanhã, a temperatura estará agradável.

As madrugadas mais frias aqui no Estado devem ser as de sábado e domingo. Podem ser registradas mínimas de 3ºC a 5ºC nas baixadas da Serra e Aparados da Serra. No Sul, sobretudo na Campanha, os termômetros podem indicar 7ºC a 9ºC.

Em muitas cidades gaúchas, as mínimas no fim de semana ficarão entre 10ºC e 12ºC. Na Grande Porto Alegre, marcas tão baixas como 12ºC a 13ºC enquanto na Capital os termômetros devem indicar 13ºC ou 14ºC em bairros mais afastados e 15ºC a 16ºC no Centro. No Planalto Sul Catarinense, 1ºC a 3ºC nos pontos mais frios com provável formação de geada fraca e localizada.

Essa massa de ar frio deve avançar pelo Sul do Brasil e trazer queda de temperatura até no Centro-Oeste e no Sudeste. Quando ar frio forte avança pelo Sul e o Atlântico no verão há risco acentuado de chuva excessiva no Sudeste e, por isso, pode chover muito em estados como São Paulo e Rio de Janeiro.

Massas de ar frio têm curta duração no verão e já na segunda-feira o calor retorna ao Rio Grande do Sul.