Uma frente fria atua neste momento sobre o Rio Grande do Sul e traz muitas nuvens para parte do estado. Como a MetSul Meteorologia destacou em seus prognósticos, esta frente é de escassa atividade e produz pouca instabilidade atmosférica.
A imagem do satélite meteorológico GOES-16 do final da manhã mostrava a frente na costa e gerando muita nebulosidade no Oeste e no Centro do Rio Grande do Sul, incluindo a área de Porto Alegre que passou a manhã com céu nublado a encoberto.
Como se antecipava, a chegada desta frente ao Rio Grande do Sul trouxe pouco ou nada de chuva por ser muito pouco ativa. É o que mostram os dados das estações meteorológicas no estado.
Conforme a rede do Instituto Nacional de Meteorologia, os acumulados de chuva em 24 horas até o meio da manhã de hoje foram de 14 mm em Uruguaiana e Livramento, 9 mm em Bagé, 8 mm em Quaraí, 6 mm em Alegrete, 3 mm em Jaguarão, 2 mm em Canela e 1 mm em Dom Pedrito e Santa Maria.
Estações de municípios como Campo Bom, Rio Pardo, Camaquã e Canguçu anotaram índices de precipitação abaixo de 1 mm. As duas estações do órgão federal em Porto Alegre não tinham registro de chuva mensurável, embora alguma precipitação muito leve no começo da manhã.
Nas próximas horas, a nebulosidade persiste sobre o Oeste e o Centro do estado com chance de chuva leve ou garoa em alguns poucos pontos, mas ocorrem já aberturas de sol e muitos locais. No Sul, o tempo continua aberto com sol. No Noroeste e no Norte do estado, o sol aparece na maioria dos pontos.
Embora pouca ou nenhuma chuva, e sem frio, a diferença de temperatura de ontem para hoje é notável em Porto Alegre e outras cidades com marcas menores nos termômetros. As mínimas do dia vão ocorrer hoje à noite com 13ºC a 14ºC na capital e 10ºC a 11ºC na região da Campanha, no Sul gaúcho.
Entre amanhã e parte da sexta-feira, o tempo firme predomina no Rio Grande do Sul com nevoeiro e neblina em vários pontos entre a madrugada e de manhã. Como não há ar frio mais forte na retaguarda da frente, ar quente vai rapidamente retornar e a semana terá máximas elevadas para junho de terça em diante com maior aquecimento na quinta e na sexta.
De sexta para sábado se espera a passagem de uma nova frente fria com chuva, que não deve trazer altos volumes, mas favorecerá uma queda muito acentuada da temperatura por estar na dianteira de uma massa de ar frio de maior intensidade. Esta massa de ar frio trará tempo de inverno no fim de semana próximo.