Se o domingo foi ensolarado e com temperatura alta para esta época do ano, que beirou os 26ºC em Porto Alegre, o tempo começou a mudar no interior gaúcho pelo avanço de uma frente fria que trouxe chuva para pontos do Oeste e do Sul gaúcho.
A imagem do satélite meteorológico GOES-16 do fim da tarde deste domingo mostrava a frente fria com muitas nuvens já atuando sobre o Oeste e o Sul do Rio Grande do Sul, onde trazia chuva e garoa em diferentes pontos ao passo que nas demais regiões o tempo ainda estava aberto.
De acordo com dados de estações do Instituto Nacional de Meteorologia, até o começo da noite deste domingo, havia chovido 9 mm em Bagé, 5 mm em Jaguarão, 3 mm em Livramento e em Uruguaiana, 2 mm em Quaraí e 1 mm em Dom Pedrito.
São volumes bem baixos e esta será a marca da passagem desta frente fria pelo Rio Grande do Sul pela sua fraca atividade. Ou chove pouco ou nem chove na esmagadora maioria das cidades gaúchas no final deste domingo e nesta segunda.
O sol, aliás, aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, mas com aumento da nebulosidade na Metade Norte. A passagem de uma frente fria de escassa atividade será responsável pela maior presença de nuvens.
O sistema frontal trará chuva em um pequeno número de locais e onde chover será pouco. Na grande maioria dos municípios não se espera precipitação. Maior chance de chuva do Centro para o Oeste gaúcho.
Justamente por conta da chegada desta frente fria a temperatura não sobe tanto nesta segunda como hoje. O dia começa com marcas amenas e terá uma tarde de temperatura agradável. Esfria mais à noite, quando em muitos municípios, sobretudo do Sul e Leste gaúcho, se espera sensação de frio e as mínimas desta segunda.
Entre a terça e parte da sexta-feira, o tempo firme predomina no Rio Grande do Sul. Como não há ar frio mais forte na retaguarda da frente, ar quente vai rapidamente retornar e a semana terá máximas elevadas para junho de terça em diante com maior aquecimento na quinta e na sexta.
De sexta para sábado se espera a passagem de uma nova frente fria com chuva, que não deve trazer altos volumes, mas favorecerá uma queda muito acentuada da temperatura por estar na dianteira de uma massa de ar frio de maior intensidade. Esta massa de ar frio trará temperaturas muito mais baixas na semana que vem e o frio tradicional de inverno aos que os gaúchos estão acostumados.