Anúncios

Frente fria traz chuva no Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo entre hoje e amanhã. A instabilidade decorrer de uma frente fria que avançou pelo Sul do Brasil com pouca chuva na maioria das áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, mas que ganha força agora ao encontrar o ar mais quente do Brasil Central.

A frente fria é impulsionada por uma massa de ar frio e de alta pressão atmosférica que já atua no Rio Grande do Sul e está associada a um ciclone extratropical no Oceano Atlântico, posicionado a uma grande distância do continente e sem causar vento forte no Sul do país.


 A previsão da MetSul é que a chuva entre hoje e amanhã se concentre entre o Paraná, o Sul de São Paulo e o Sul do Mato Grosso do Sul. O sistema não deve conseguir progredir muito mais para Norte, bloqueado pelo ar mais seco e quente que cobre o Brasil Central. Por isso, a tendência é de uma sexta-feira de instabilidade nestas áreas e que deve seguir ainda em parte do fim de semana. O risco de temporais não é alto e a probabilidade maior é apenas de chuva.

Volumes de chuva

A chuva, no geral, não deve ter volumes muito altos no Sul do Mato Grosso do Sul e no estado de São Paulo. A tendência, de acordo com todos os modelos numéricos analisados pela MetSul, é que a instabilidade mais forte se concentre sobre o Paraná, especialmente do Centro para o Norte e o Leste paranaense. Os acumulados de chuva nesta frente fria podem se aproximar ou superar 50 mm em pontos do Paraná.

O mapa acima mostra a projeção de chuva acumulada em 48 horas até 21h de sábado do modelo WRF da MetSul, disponível ao assinante com exclusividade na seção de mapas com duas atualizações diárias. Observa-se a tendência de a chuva mais volumosa se concentrar mesmo sobre o estado do Paraná.


Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

O tempo seco vai predominar na primeira metade da próxima semana no Centro-Sul do Brasil em consequência de uma forte massa de ar polar e de alta pressão atmosférica que vai trazer dias de sol com madrugadas muito frias e com formação de geada em diversos estados do Sul, do Centro-Oeste e do Sudeste do país.

Anúncios