O tempo muda hoje na cidade de São Paulo com aumento da cobertura de nebulosidade e a atmosfera se instabiliza com chuva na capital paulista, dando início a um período de vários dias consecutivos com tempo instável e chance de precipitação. O motivo é uma frente fria que se desloca a partir do Sul do país e já trouxe aumento de nebulosidade para o Sul paulista e o Vale do Ribeira no começo desta terça-feira.
Embora junho já esteja na temporada seca, o sistema frontal deve trazer uma sequência de dias com tempo instável na cidade de São Paulo. O tempo já muda na capital paulista hoje e durante os próximos dias vai predominar a nebulosidade com momentos de chuva e garoa. Os volumes, entretanto, não devem ser expressivos na capital paulista maior parte deste período de instabilidade e as precipitações podem ocorrer com alguns intervalos de melhoria.
Os dados analisados pela MetSul Meteorologia indicam a possibilidade de chuva ou garoa em São Paulo e região metropolitana hoje, amanhã, quinta, sexta e talvez ainda em parte do sábado. A instabilidade deve se reforçar entre quinta e sexta-feira à medida que ar mais frio começará avançar pelo Sul do Brasil e pelo interior do continente, chegando ao Centro-Oeste do país. Por isso, entre quinta e sexta podem ocorrer momentos de chuva moderada na cidade de São Paulo.
A chuva desta frente fria pode atingir grande parte do estado de São Paulo, entretanto os mais altos volumes devem se concentrar do Centro para o Oeste e o Sul paulista. Mais ao Norte do estado, em áreas próximas da divisa com Minas Gerais, os acumulados devem ser baixos e em algumas cidades existe a possibilidade de sequer chover, como se observa na projeção de chuva para sete dias do modelo meteorológico alemão Icon, disponível ao nosso assinante na seção de mapas.
A massa de ar frio ingressa no fim de semana, melhorando o tempo principalmente a partir da tarde e noite de sábado ou apenas no domingo em algumas cidades com o retorno do sol. Será justamente no fim de semana que se espera um declínio maior da temperatura com as noites e madrugadas passando a ser frias, mas esta incursão de ar frio não terá a mesma intensidade do evento polar do mês de maio. Assim, paulistanos e paulistas do interior não devem esperar temperatura tão baixa quanto a registrada na terceira semana de maio.
Na cidade de São Paulo e na maioria das cidades do interior paulista, as menores mínimas vão ocorrer no começo da próxima semana com menor cobertura de nebulosidade e perfil mais seco da atmosfera. As tardes, embora o frio cedo, serão amenas a agradáveis.
Na cidade de São Paulo o domingo pode ter mínima de 10ºC ao amanhecer e marcas ao redor de 9ºC ou 10ºC, de novo, no fim do dia. A segunda-feira pode registrar mínima oficial de 7ºC a 8ºC. Já a terça-feira deve ter um amanhecer com 9ºC a 10ºC. Na quarta e na quinta da próxima semana, as mínimas seguiriam nesta faixa em torno de 10ºC. Estes valores correspondem ao que se prevê para a estação oficial do Mirante de Santana. Em vários bairros vai fazer mais frio e nas estações da Prefeitura de São Paulo podem ser anotadas marcas 2ºC a 3ºC a menos.