Frente fria vai trazer sequência de dias de tempo instável na cidade de São Paulo com queda maior da temperatura no fim de semana pelo ingresso de uma massa de ar frio | ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL/EBC

O tempo muda hoje na cidade de São Paulo com aumento da cobertura de nebulosidade e a atmosfera se instabiliza com chuva na capital paulista, dando início a um período de vários dias consecutivos com tempo instável e chance de precipitação. O motivo é uma frente fria que se desloca a partir do Sul do país e já trouxe aumento de nebulosidade para o Sul paulista e o Vale do Ribeira no começo desta terça-feira.

Imagem de satélite do começo da tarde desta terça mostrava a frente fria já avançando pelo Sul do estado de São Paulo | METSUL

Embora junho já esteja na temporada seca, o sistema frontal deve trazer uma sequência de dias com tempo instável na cidade de São Paulo. O tempo já muda na capital paulista hoje e durante os próximos dias vai predominar a nebulosidade com momentos de chuva e garoa. Os volumes, entretanto, não devem ser expressivos na capital paulista maior parte deste período de instabilidade e as precipitações podem ocorrer com alguns intervalos de melhoria.

Os dados analisados pela MetSul Meteorologia indicam a possibilidade de chuva ou garoa em São Paulo e região metropolitana hoje, amanhã, quinta, sexta e talvez ainda em parte do sábado. A instabilidade deve se reforçar entre quinta e sexta-feira à medida que ar mais frio começará avançar pelo Sul do Brasil e pelo interior do continente, chegando ao Centro-Oeste do país. Por isso, entre quinta e sexta podem ocorrer momentos de chuva moderada na cidade de São Paulo.

A chuva desta frente fria pode atingir grande parte do estado de São Paulo, entretanto os mais altos volumes devem se concentrar do Centro para o Oeste e o Sul paulista. Mais ao Norte do estado, em áreas próximas da divisa com Minas Gerais, os acumulados devem ser baixos e em algumas cidades existe a possibilidade de sequer chover, como se observa na projeção de chuva para sete dias do modelo meteorológico alemão Icon, disponível ao nosso assinante na seção de mapas.

A massa de ar frio ingressa no fim de semana, melhorando o tempo principalmente a partir da tarde e noite de sábado ou apenas no domingo em algumas cidades com o retorno do sol. Será justamente no fim de semana que se espera um declínio maior da temperatura com as noites e madrugadas passando a ser frias, mas esta incursão de ar frio não terá a mesma intensidade do evento polar do mês de maio. Assim, paulistanos e paulistas do interior não devem esperar temperatura tão baixa quanto a registrada na terceira semana de maio.

Na cidade de São Paulo e na maioria das cidades do interior paulista, as menores mínimas vão ocorrer no começo da próxima semana com menor cobertura de nebulosidade e perfil mais seco da atmosfera. As tardes, embora o frio cedo, serão amenas a agradáveis.

Na cidade de São Paulo o domingo pode ter mínima de 10ºC ao amanhecer e marcas ao redor de 9ºC ou 10ºC, de novo, no fim do dia. A segunda-feira pode registrar mínima oficial de 7ºC a 8ºC. Já a terça-feira deve ter um amanhecer com 9ºC a 10ºC. Na quarta e na quinta da próxima semana, as mínimas seguiriam nesta faixa em torno de 10ºC. Estes valores correspondem ao que se prevê para a estação oficial do Mirante de Santana. Em vários bairros vai fazer mais frio e nas estações da Prefeitura de São Paulo podem ser anotadas marcas 2ºC a 3ºC a menos.