Anúncios

Temporais de forte intensidade atingiram entre a tarde e a noite do domingo o Uruguai com chuva forte, granizo de variado tamanho, raios e vento forte. As tempestades fortes e, em alguns casos severas, se concentraram mais em departamentos do Sul e do Leste do país como Montevidéu, Canelones, San José, Maldonado e Rocha.

No departamento de Maldonado, onde estão os balneários de Punta del Este e Piriápolis, os temporais que se iniciaram no fim da tarde foram de forte intensidade. O aeroporto de Laguna del Sauce, que atende Punta del Este, registrou chuva forte com raios e rajadas de vento ao redor dos 80 km/h.


Nuvens muito carregadas que se formaram sobre a província de Buenos Aires avançaram em direção ao Rio da Prata e atingiram as localidades do Sul e do Leste do Uruguai com registro de tempo severo. Os temporais foram consequência do deslocamento de uma frente fria que, ao encontrar o ar quente, formou as nuvens de tempestade.

O tempo severo no Uruguai trouxe queda de granizo que chegou a ser de médio tamanho em alguns pontos. Um homem chegou a sofrer lesões nas costas ao ser atingido pelas pedras de granizo de maior diâmetro.

A mesma frente fria foi responsável por gerar granizo, raios e chuva forte antes na província de Buenos Aires. Caiu granizo em diversos pontos da Grande Buenos Aires assim como no interior da província, como na localidade de Azul que foi assolada por uma grande granizada.

Fez muito calor nas horas que antecederam a chegada da frente fria à região do Prata. Na tarde do domingo, a temperatura chegou a 37,7ºC no observatório da cidade de Buenos Aires e a 38,1ºC em Ezeiza. No Uruguai, a temperatura atingiu 38,4ºC em Salto enquanto na capital Montevidéu a estação do Prado anotou 33,1ºC.

A MetSul Meteorologia alerta que a mesma frente fria que trouxe temporais no domingo na Argentina e no Uruguai vai mudar o tempo no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. Pontos do estado gaúcho já podem ter chuva de manhã, mas da tarde para a noite a instabilidade vai atingir número muito maior de pontos.

Adverte-se que algumas áreas de instabilidade nesta segunda no Rio Grande do Sul devem ser de forte intensidade, especialmente na segunda metade do dia, à medida que a frente fria se desloca pelo Rio Grande do Sul e encontra ar muito quente em sua dianteira.

A MetSul alerta que a frente fria poderá provocar temporais, assim como se deu no Uruguai e Argentina, com risco em alguns pontos de chuva localmente forte, trovoadas, queda de granizo e rajadas de vento forte. Isoladamente, temporais fortes não podem ser descartados.

Anúncios