Anúncios

Mauricio Maciel

A MetSul alerta para o risco de chuva localmente forte e de temporais no Rio Grande do Sul neste fim de semana. 

Uma frente fria começa a ingressar neste sábado pelo Oeste do Estado, a partir da região de Uruguaiana. Da tarde para a noite a instabilidade vai avançar até o Sul e o Centro do Estado. 

Entre a madrugada e a manhã do domingo, a frente alcança as demais regiões, inclusive a área de Porto Alegre. Ao se deslocar pelo território gaúcho, a frente traz chuva que, em alguns pontos, será forte a intensa. Portanto, são esperados elevados volumes em curto período em alguns pontos. 

A máxima atividade frontal deve ocorrer no Oeste, no Centro e no Sul gaúcho. É por isso que estas áreas terão uma tendência maior de chuva forte e temporais na atuação do sistema. Mesmo assim não se pode descartar eventos isolados de chuva forte e tempestades em outras regiões. A frente tende a perder organização e força ao alcançar a Metade Norte durante o domingo. 

O mapa mostra a projeção de chuva até o final do domingo de acordo com o modelo WRF da MetSul O WRF está disponível ao assinante na seção de mapas. 

Observa-se a tendência de que pontos do Oeste possam registrar acumulados de precipitação tão altos quanto 100 mm a 150 mm em poucas horas, o que pode trazer alagamentos em alguns municípios.

Temporais

Como a frente será precedida por ar muito quente, e este sábado deve ser de muito calor no Rio Grande do Sul, as condições se tornarão favoráveis à formação de nuvens com maior desenvolvimento vertical. Estas são capazes de gerar temporais com vendavais e granizo, em particular no Oeste, no Centro e no Sul gaúcho. 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

No decorrer do domingo, o tempo começa a melhorar a partir do Oeste e do Sul ao passo que outras regiões ainda terão instabilidade.

Anúncios