A atmosfera quente, úmida e instável trazia chuva forte isolada e temporais na tarde e começo da noite desta quinta-feira no estado de São Paulo, atingindo principalmente municípios entre o Centro, o Oeste e o Norte do interior paulista.
Imagens de radar mostravam diversos núcleos de forte instabilidade com altos valores de refletividade, condizentes com chuva forte a intensa e temporais localizados capazes de gerar granizo e vento forte. Os núcleos de tempestade eram observados, por exemplo, nas regiões de São José do Rio Preto, Catanduva e São Carlos.
As nuvens de tempestade se formaram sob condições termodinâmicas muito propícias sob ar muito quente cobrindo o interior do estado de São Paulo. A temperatura superou durante a tarde desta quinta os 30ºC na maioria dos municípios do Centro-Norte paulista.
Estações oficiais registraram durante a tarde temperatura de 36,2ºC em Barretos, 35,3ºC em Pradópolis, 34,6ºC em Ariranha, 34,4ºC em São Simão, 34,3ºC em Ituverava, 33,9ºC em José Bonifácio e 33,8ºC em Jales. Na cidade de São Paulo, a temperatura se aproximou ou ficou ao redor dos 30ºC na maioria dos bairros.
Uma frente fria associada a um centro de baixa pressão no Rio Grande do Sul avança pelo estado de São Paulo no decorrer desta sexta-feira. Não há ar muito frio na retaguarda da frente, mas o contraste entre massas de ar vai trazer mais instabilidade atmosférica no território paulista.
Fortes áreas de instabilidade vão ingressar pelo Oeste do estado e avançar por São Paulo entre a madrugada e a manhã desta sexta com chuva em muitas cidades e temporais isolados. Os volumes de chuva podem ser localmente altos, mas não se espera precipitação volumosa com caráter generalizado.
A primeira metade do dia tem risco de temporais, especialmente em cidades mais ao Sul e ao Oeste paulista. No decorrer do dia, à medida que a frente avança, o sistema frontal deve perder força. À tarde, pelo ar quente e úmido, novas áreas de instabilidade isolada fortes vão se formar. Na cidade de São Paulo, a nebulosidade aumenta e chove, com máximas à tarde menores que as desta quinta e que devem ficar ao redor dos 25ºC.