Anúncios

A MetSul Meteorologia adverte que um centro de baixa pressão vai reforçar a instabilidade sobre o Sul do Brasil nas próximas horas com chuva localmente forte a intensa que vai trazer altos volumes em algumas cidades e ainda novos temporais isolados capazes de causar danos por vento e granizo. Nas últimas horas, temporais já causaram danos em diversas cidades do estado de Santa Catarina.

Os modelos meteorológicos mostram a baixa pressão avançando do Norte da Argentina para o Rio Grande do Sul, o que vai reforçar a instabilidade da tarde para a noite desta quinta com novas e fortes áreas de instabilidade que devem progredir com chuva volumosa e mais risco de temporais no Sul do país.

De acordo com as projeções, intensas áreas de instabilidade podem se deslocar da província argentina de Misiones para o Noroeste gaúcho e parte do Oeste de Santa Catarina ainda hoje, trazendo chuva localmente volumosa com altos acumulados em curtos períodos. Uma vez que serão nuvens carregadas, há possibilidade de tempestades isoladas. Nas demais regiões do Rio Grande do Sul, instabilidade mais forte apenas muito isolada e mais concentrada na Metade Sul.


No final desta quinta e no começo da sexta-feira a área de baixa pressão se aprofunda muito no Noroeste do Uruguai, na altura do departamento de Artigas, e no extremo Oeste gaúcho, na região de Uruguaiana e Quaraí, com possibilidade de chuva forte e temporais com acentuado risco de granizo em alguns pontos.

A baixa pressão, então, favorecerá chuva na maioria das áreas do estado com volumes altos localizados por pancadas torrenciais, risco que será maior em pontos do Oeste e do Sul gaúcho e que pode se estender para pontos do Centro e do Leste do estado até a área da Lagoa dos Patos. Por isso, nesta sexta, o começo do dia tem maior risco de chuva forte e tempo severo mais a Oeste e depois no Sul do estado.

À medida que a área de baixa pressão avança para o oceano, o sistema pode favorece rajadas de vento da tarde para a noite da sexta em pontos do Leste do Rio Grande do Sul.  Ao mesmo tempo, a instabilidade estará cedendo gradualmente com melhoria em Santa Catarina e no Paraná à medida que a baixa impulsiona ar mais seco pelo Norte da Argentina.

Projeção de chuva

Mantém-se o aviso de chuva localmente volumosa a excessiva com altos volumes em pontos do Sul do Brasil. A região de Chapecó, no Oeste catarinense, já registrou alagamentos devido aos altos volumes das últimas horas e o Oeste de Santa Catarina pode voltar a ter chuva forte. O risco de chuva volumosa isolada aumenta ainda no Rio Grande do Sul, especialmente em pontos do Sul gaúcho assim como no interior do Uruguai.

O cenário de precipitação demanda atenção pela alta probabilidade de alagamentos e inundações repentinas em zonas urbanas e rurais assim como pela possibilidade de ocorrência de deslizamentos de terra e quedas de barreiras que podem afetar a trafegabilidade em algumas rodovias, sobretudo do estado catarinense que tem relevo mais acidentado.

No Rio Grande do Sul, a distribuição da chuva tende a ser muito irregular. Municípios de uma mesma região podem ter baixos e altos volumes de chuva, mas, no geral, os acumulados mais altos de precipitação devem ser localizados e associados à passagem de nuvens carregadas com pancadas torrenciais que trazem altos volumes em curto período.

Como consultar os mapas

Todos os mapas de chuva neste boletim, de chuva e outros de temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, geada e neve, dentre outras variáveis, podem ser consultados a qualquer hora pelo nosso assinante (assine aqui) na seção de mapas. As projeções dos modelos atualizam duas a quatro vezes por dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.

Anúncios