Temporais começaram a atingir o Sul do Brasil a partir do fim da tarde desta quarta-feira, o que confirma o alerta da MetSul Meteorologia que condições de tempo severo se instalariam na região no entardecer e na noite desta quarta. Fortes a intensas áreas de instabilidade avançaram da província argentina de Misiones e do Paraguai para o Noroeste do Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina e o Sudoeste do Paraná.

REDES SOCIAIS

No Oeste de Santa Catarina, no fim da tarde, uma célula de tempestade causou granizo com médio a grande tamanho em cidades como São Miguel do Oeste, Bandeirante e Descanso. Em alguns pontos, a grande quantidade de granizo fez com que o gelo acumulasse no solo.

A MetSul antecipa que o risco de tempo severo aumenta no decorrer da madrugada e da manhã desta quinta no Sul do Brasil, especialmente entre o Norte gaúcho e o Paraná. Especial preocupação com os estados catarinense e paranaense, onde os temporais isolados podem ser mais numerosos e intensos, com grande severidade em alguns pontos.

Os valores de refletividade projetados pelo modelo WRF da MetSul são muito altos em pontos isolados, o que é condizente com chuva muito forte e alto potencial de tempestades severas por vento e granizo. O modelo indica a passagem destas áreas de instabilidade, que podem ter características de supercélulas de tempestade em alguns locais, especialmente nos estados de Santa Catarina e do Paraná.

Uma vez que há possibilidade de supercélulas, assim como ocorreu dias atrás no município catarinense de Itá, com muita destruição, não podem ser descartados fenômenos severos de grande intensidade como granizo de maior diâmetro e vendavais fortes, que podem causar danos em alguns municípios. Mesmo a possibilidade de episódios isolados de vento destrutivo na forma de correntes descendentes (dowburst) ou tornados não é afastada.

Em se tratando de ocorrências localizadas, não é possível estabelecer quais cidades registrarão temporais severos, mas apenas delimitar a região de risco. Somente no curtíssimo prazo, em previsão que é denominada como nowcasting, é possível fazer alertas para municípios a partir do monitoramento meteorológico por radares, satélites e sensores de descargas atmosféricas.

No Rio Grande do Sul, o sol chega a aparecer acompanhado de nuvens em diferentes pontos nesta quinta-feira, mas a nebulosidade aumenta muito no território gaúcho durante o dia com o deslocamento de áreas de instabilidade pelo Sul do Brasil.

A instabilidade traz chuva para a maioria das cidades gaúchas, mas com grande variabilidade de volumes de um ponto para outro. Pontos isolados podem ter chuva forte assim como temporais de granizo e vento forte. Não se espera chuva persistente e o dia em muitas cidades terá sol, nuvens e períodos de chuva, o que vai favorecer sensação de abafamento.