Anúncios

Uma frente fria que avança pelo Sul do Brasil traz instabilidade ao longo desta sexta-feira em Santa Catarina e no Paraná. Os dois estados devem ter chuva na maioria dos seus municípios, embora se preveja grande variabilidade de volumes de um ponto para outro com acumulados altos em algumas cidades e baixos em muitas outras.


O mapa acima mostra a projeção de chuva acumulada em 24 horas até 21h desta sexta-feira no Sul do Brasil em que se observa a tendência de a chuva se concentrar mais na Metade Norte gaúcha e nos estados catarinense e paranaense enquanto pelo Oeste e o Sul gaúcho o tempo começa a melhorar. Este modelo está disponível ao assinante na seção de mapas do site com projeções para até 72 horas em duas atualizações diárias.

Áreas de instabilidade pré-frontais associadas ao ar quente e úmido já trouxeram chuva nas últimas horas e com temporais localizados. Um temporal atingiu a Grande Florianópolis no começo da noite da quinta, trazendo alagamentos na capital catarinense e causando atraso na partida do Avaí. Nas últimas 24 horas, até 6h desta sexta, a chuva somou 45 mm na sede da Epagri-Ciram em Florianópolis e 47 mm em Santo Amaro da Imperatriz.


Os maiores volumes se concentraram no Oeste, conforme dado do Ciram, com acumulados nas últimas 24 horas de 59 mm em Anchieta, 57 mm em Águas Frias, 56 mm em Romelândia e 47 mm em Maravilha. Mais ao Centro catarinense, a chuva foi localmente forte com volumes de 47 mm em Joaçaba. No Planalto Sul, estação em Lages registrou 52 mm.

A frente fria ao avançar sobre o ar quente e úmido que ainda cobre parte do Sul do Brasil pode trazer chuva localmente forte e temporais em Santa Catarina e no Paraná nesta sexta, sobretudo no território catarinense e no Leste paranaense.

A instabilidade maior é prevista para a tarde e noite, como mostram acima os mapas de refletividade do modelo WRF que aponta núcleos de intensa instabilidade capazes de gerar temporais com chuva localizada muito volumosa em curto período.

A previsão do tempo da MetSul indica que Santa Catarina e o Paraná vão seguir com o tempo ainda instável durante o fim de semana. O sistema frontal não vai conseguir progredir muito e tanto o sábado como o domingo devem ter abundante cobertura de nuvens com aberturas localizadas e temporárias nos dois estados. Há previsão de chuva para o fim de semana na maioria das cidades catarinenses e paranaenses.

As cidades de Curitiba e Florianópolis devem ter chuva principalmente na segunda metade desta sexta e nãos se descarta que venha com temporal de chuva forte. As duas capitais seguem sob a influência do ar tropical quente e úmido. A cidade de Florianópolis, por exemplo, amanhece com 24ºC no Aeroporto. O tempo vai seguir instável durante o fim de semanas nas capitais catarinense e paranaense com períodos de chuva, ocasionalmente forte em alguns momentos.

Anúncios