Anúncios

Frente fria traz chuva e raios nesta noite de quinta e no começo da sexta para a fronteira com o Uruguai. Há risco de temporais isolados e deve chover localmente forte a torrencialmente. | FABIAN RIBEIRO/ARQUIVO

Uma frente fria mudará o tempo no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira com chuva em todas as regiões gaúchas até o final do dia, colocando fim a uma sequência de dias de sol e que teve calor desde a terça-feira com máximas que passaram hoje à tarde dos 36ºC no estado.

O tempo, entretanto, já muda no final desta quinta-feira no Oeste e no Sul do Rio Grande do Sul com aumento de nebulosidade e chuva que, em alguns pontos, pode ser forte e com risco de temporais isolados, especialmente em áreas perto da fronteira com o Uruguai.

O sistema frontal está associado a centro de baixa pressão na costa de Buenos Aires que dará origem entre amanhã e sábado a um ciclone extratropical (leia mais sobre o ciclone aqui). O ciclone vai estar muito ao Sul do Rio Grande do Sul e seus maiores impactos se darão em vento e chuva na costa atlântica de Buenos Aires e no Sul do Uruguai, onde o vento em alguns locais pode ficar perto ou passar de 100 km/h.

No Rio Grande do Sul, os efeitos deste ciclone serão muito menores e não há previsão de vento muito intenso, embora se preveja um sábado ventoso em várias regiões. O campo enorme de vento forte sobre o Atlântico vai é gerar agitação marítima com risco de ressaca do mar na costa no começo da semana.

O risco de tempo severo se concentra nesta sexta por conta da atuação da frente fria. Chove no Oeste e no Sul gaúcho desde cedo com pancadas localmente fortes a torrenciais que serão acompanhadas de raios, trovoadas e risco de granizo isolado.

Nas demais regiões do estado, o sol aparece com nuvens e o vento sopra moderado do quadrante Norte com rajadas em algumas cidades antes da virada do tempo. No decorrer do dia, a frente vai se deslocar lentamente pelo território gaúcho e até o começo da tarde deve fechar o tempo com chuva e trovoadas em pontos também do Noroeste e do Centro gaúcho.

Do meio da tarde para a noite, a frente alcança cidades do Nordeste do estado, como da Serra e da Grande Porto Alegre, com chuva. Ao chegar no Nordeste gaúcho, que ainda terá um dia abafado, apesar de não tão quente como ontem, a instabilidade tende a estar mais fraca.

Os mapas a seguir mostram a projeção de refletividade do nosso modelo WRF indicando como deve se dar o avanço da frente fria nesta sexta. Os mapas trazem as projeções para 3h da manhã (madrugada), 9h (manhã), 15h (tarde) e 21h (noite).

No Oeste e no Sul, onde chove desde cedo, a temperatura se eleva pouco e vai esfriar com as mínimas à noite. Já no Norte e no Nordeste gaúcho, onde o sol aparece com nuvens por horas antes da chuva, tempo quente e abafado. Faz muito calor em pontos do Litoral Norte, com marcas acima de 30ºC, e será outro dia quente na Serra. No Norte da Grande Porto Alegre e nos vales, máximas ainda perto ou acima dos 30ºC.

Os maiores acumulados de chuva nesta frente devem se dar no Oeste e no Sul gaúcho com mais de 50 mm em vários pontos e acumulados de 75 mm a 100 mm em alguns poucos locais. Na maior parte do Rio Grande do Sul, os volumes não devem ser altos, como mostra acima a projeção do modelo meteorológico alemão Icon.

O tempo melhora no sábado e o fim de semana terá sol, nuvens e marcas mais amenas no Rio Grande do Sul. Ar mais frio ingressa, mas não deve ser esperado frio intenso. Porto Alegre pode ter mínima de 10ºC no domingo. No Sul gaúcho, o sábado deve amanhecer com marcas de 5ºC a 8ºC.