Frente fria atua no estado de São Paulo enquanto uma massa de ar polar traz ar gelado para o Sul do Brasil neste fim de semana. A imagem de satélite das 16h deste sábado do canal visível d GOES-16 mostrava o ramo frontal trazendo muita nebulosidade no Sul, extremo Oeste e Leste do território paulista ao passo que na maior parte do Sul do Brasil o sol aparecia sob influência do ar seco e frio de alta pressão atmosférica.
A influência da frente fria se faz sentir na cidade de São Paulo. A temperatura na tarde da sexta chegou a 30,2ºC durante a tarde na estação do Mirante de Santana. Hoje à tarde, a estação indicava temperatura na casa dos 20ºC, uma queda de 10ºC em relação a ontem. No Sul do estado de São Paulo, às 15h deste sábado, a temperatura era de apenas 11,5ºC no município de Barra do Turvo.
Mesmo com sol, a tarde deste sábado foi fria no Rio Grande do Sul. As máximas não passaram de 9,9ºC em São José dos Ausentes, 10,1ºC em Canela, 10,3ºC em Cambará do Sul, 12,4ºC em Canguçu, 12,7ºC em Bento Gonçalves, 13,2ºC em Lagoa Vermelha, 13,8ºC em Soledade, e 13,9ºC em Encruzilhada do Sul. Em Porto Alegre, a despeito do tempo aberto, a máxima foi de apenas 16,1ºC, quando a média máxima histórica de setembro é de 22,8ºC.
O tempo aberto no Sul do Brasil vai proporcionar intenso resfriamento na noite de hoje e na madrugada deste domingo no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde a cobertura de nuvens será escassa. Com um centro de alta pressão de 1.030 hPa sobre o estado gaúcho e o perfil da atmosfera muito seco, a temperatura despenca e as mínimas serão muito baixas ao amanhecer neste domingo.
O centro de alta pressão, garantindo subsidência (movimento descendente do ar) terá papel determinante para o frio intenso do amanhecer deste domingo no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A alta pressão de 1.030 hPa, portanto significativa, vai estar justamente posicionada sobre os dois estados no começo e no decorrer do dia, garantindo o tempo muito aberto com vento calmo e o perfil vertical muito seco da atmosfera, o cenário perfeito para o resfriamento acentuado e mínimas muito baixas.
A maioria dos municípios do Rio Grande do Sul terá mínimas abaixo de 5ºC e em alguns ocorrem marcas negativas, o que se repete em diversos pontos de Santa Catarina. Em Porto Alegre, mínima de 5ºC a 6ºC com até 2ºC a 3ºC na área metropolitana, onde vai gear em alguns pontos. Em Bagé, mínima de 1ºC. Livramento deve ter 0ºC a 1ºC. Pelotas terá 1ºC a 2ºC em alguns bairros. Em Uruguaiana, 4ºC a 5ºC, o que se prevê também para Santa Maria.
No Noroeste, em baixadas da região de Santa Rosa, amanhecer neste domingo com até -1ºC a 0ºC. Em Passo Fundo e Erechim, 1ºC a 2ºC com marcas menores em baixadas do Planalto e do Alto Uruguai. Na região de Soledade, baixadas podem ter até -2ºC ou -3ºC. As áreas urbanas de Caxias do Sul, Gramado e Canela devem ter 1ºC a 2ºC de mínima, mas em baixadas da Serra as mínimas caem abaixo de zero.
Nos Aparados da Serra e no Planalto Sul Catarinense, marcas tão baixas quanto -3ºC a -5ºC. Algumas baixadas da região de São Joaquim, Urupema e Bom Jardim da Serra podem anotar marcas ainda menores, na casa de -6ºC a -7ºC. Mínimas abaixo de zero também na Serra do Sudeste, no Sul gaúcho, onde baixadas terão -2ºC a -4ºC.
Com o frio tão intenso, a geada deve se fazer presente ao amanhecer na grande maioria dos municípios gaúchos, portanto em centenas de cidades, e será moderada a forte em muitos. Vai gear em setores da Grande Porto Alegre e há chance de leve geada até em alguns bairros mais periféricos da capital gaúcha. A geada aparecerá ainda em muitas cidades catarinenses e será forte a severa com congelamento no Planalto Sul.
Embora o frio cedo, a tarde do domingo terá temperatura agradável na maior parte do Sul do Brasil. São esperadas máximas mais elevadas que neste sábado. Porto Alegre, por exemplo, deve registrar máximas de 18ºC a 19ºC. Grande parte do interior, inclusive locais da Serra, deve ter marcas de 17ºC a 19ºC no domingo à tarde. Volta a fazer frio à noite, precedendo mais uma madrugada de temperatura baixa na segunda-feira.
Na cidade de São Paulo, o domingo terá abundante nebulosidade com chance de chuva e garoa principalmente na segunda metade do dia. Entre a tarde e a noite, apesar de nuvens persistirem, não são descartadas aberturas. Será um dia frio para setembro na capital paulista com 10ºC a 11ºC ao amanhecer, ao redor de 15ºC durante a tarde e 12ºC à noite.
Como consultar os mapas
Todos os mapas de geada e temperatura neste boletim podem ser consultados pelo nosso assinante na nossa seção de mapas. A plataforma oferece ainda mapas de chuva, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul. O assinante ainda consulta o nosso dashboard de estiagem para informções sobre chuva e os gráficos meteorológicos para horas a semanas.