Cidade de São Paulo terá elevação da temperatura nos próximos dias e aumento de nuvens e a chegada da chuva com uma frente fria no começo da próxima semana | NELSON ALMEIDA/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Uma frente fria avança pelo Sul do Brasil nesta segunda metade da semana com chuva no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná, mas a sua progressão para o Norte será lenta porque vai encontrar dificuldades em se deslocar rapidamente para Norte pela grande massa de ar seco que cobre o Brasil Central. Com isso, o tempo não muda tão cedo em São Paulo.

A capital paulista teve uma quarta-feira de sol e nuvens com frio cedo e temperatura agradável durante a tarde. Na estação do Mirante de Santana, a mínima foi de 12,8ºC e a máxima à tarde de 25ºC. Já na estação de SESC-Interlagos, a temperatura variou entre 13,7ºC e 23,9ºC. Na rede do Centro de Gerenciamento de Emergência, da Prefeitura de São Paulo, as mínimas durante a madrugada foram ainda mais baixas com 10,2ºC em Parelheiros.

O tempo firme vai seguir predominando na cidade de São Paulo no restante da semana com sol e nuvens, mas alguns períodos de maior nebulosidade. A temperatura não muda muito, porém a tendência é de gradual elevação. Nesta quinta, os termômetros devem indicar entre 11ºC e 26ºC. Na sexta, a temperatura deve variar de 13ºC a 26ºC ou 27ºC.

O fim de semana reserva marcas mais elevadas nos termômetros. No sábado, elevação maior da temperatura com mínima ao redor de 15ºC e máximas de 27ºC a 28ºC. Já no domingo, a cidade de São Paulo tende a registrar mínima em torno de 15ºC, mas calor à tarde com máximas de 28ºC a 29ºC na maioria dos bairros.

O aquecimento do fim de semana será consequência de uma situação pré-frontal que, por regra, traz maior elevação da temperatura. Isso porque se espera que na segunda-feira o tempo mude na cidade de São Paulo com grande aumento de nebulosidade e a atmosfera se instabilizando no decorrer do dia com chuva pela chegada de uma frente fria. A instabilidade, conforme dados de hoje, ocorreria principalmente da tarde para a noite.

Os mesmos modelos numéricos indicam que a chuva prosseguiria na terça e em grande parte da quarta-feira, sendo predominantemente fraca a moderada. Alerta-se, entretanto, que em alguns momentos a chuva deve ter maior intensidade na capital paulista durante a atuação da frente fria entre segunda e quarta-feira. Os volumes podem ser até altos, considerando que nesta época do ano já costuma chover muito menos na capital paulista pelos momentos iniciais da estação seca.

Os paulistanos não devem esperar frio na primeira metade da semana que vem. A massa de ar frio que avançará pelo Sul do Brasil não é intensa e abrangente como a que atuou na semana passada no território brasileiro. Portanto, a chuva que deve atingir a cidade de São Paulo não deve vir acompanhada de temperatura muito baixa. As máximas, por óbvio, declinarão como consequência da chuva, mas não há previsão de mínimas muito baixas.