Anúncios

A chegada de uma frente fria derrubou a temperatura neste fim de semana e trouxe marcas agradáveis nos termômetros e abaixo das médias máximas do mês de fevereiro. Já no sábado, a instabilidade impediu calor em pontos do Oeste e do Sul à tarde, mas hoje o refresco foi mais generalizado com o avanço da frente fria pelo Rio Grande do Sul e o ingresso de ar mais frio a partir do Sul.

Sábado de sol e calor em Porto Alegre | Fernando Oliveira

Domingo de instabilidade e ameno em Porto Alegre | Fernando Oliveira

Em São Luiz Gonzaga, a temperatura às 15h do sábado era de 35,8ºC e no mesmo horário neste domingo era de 28,0ºC. Em Porto Alegre, às 15h do sábado os termômetros no Jardim Botânico marcavam 34,4ºC e na mesma hora hoje fazia 22,0ºC. Em Canoas, na base aérea, variação de 34,5ºC para 21,9ºC no mesmo intervalo. Em Campo Bom, temperatura de 34,5ºC às 15h do sábado e 26,4ºC às 15h de domingo. Em Teutônia, mudança no mesmo período de 33,8ºC para 22,3ºC. Em Palmeira das Missões, de 33,1ºC para 27,3ºC. Em Passo Fundo, de 31,0ºC para 25,8ºC. Em Bento Gonçalves, a mudança em 24h foi de 31,3ºC para 22,6ºC.


A massa de ar frio traz marcas mais agradáveis neste começo de semana, mas como é comum nesta época do ano significa apenas alívio do calor mais intenso e não frio propriamente dito. Somente áreas mais ao Sul e de maior altitude tendem a registrar marcas baixas nos termômetros, o que se espera com mínimas abaixo do normal para esta época do ano nas madrugadas até a metade da semana. Pela trajetória mais oceânica das massas de ar frio no verão a influência é maior no Leste gaúcho e pequena no Oeste.

Nesta segunda-feira, por exemplo, as menores temperaturas devem ocorrer no Sul gaúcho e na Campanha, onde diversas cidades devem amanhecer com menos de 15ºC. Em alguns pontos, especialmente na Serra do Sudeste e na Campanha, as mínimas podem ficar entre 10ºC e 12ºC. No Centro gaúcho, a segunda-feira pode cair a valores de 14ºC a 15ºC em algumas cidades. Em Porto Alegre, 17ºC ou 18ºC ao amanhecer. Na Serra, com menor cobertura de nuvens, as menores mínimas vão ocorrer nas madrugadas de terça e quarta.


Incursões de ar mais frio durante o verão têm influência por curtíssimo período e, por isso, já na terça ar mais quente começa a retornar pelo Oeste gaúcho, gerando forte elevação da temperatura na Fronteira Oeste e no Noroeste. Mais a Leste do Estado, o calor retorna na metade da semana, entretanto não deve ser intenso e o vento do quadrante Leste durante a tarde trará conforto térmico.

Anúncios