Anúncios

A chuva trazida pela frente fria no fim de semana foi muito mal distribuída e na maioria das cidades que tiveram chuva os volumes foram baixos. Grande parte das cidades do Rio Grande do Sul sequer registrou precipitação e onde choveu os acumulados foram, em geral, abaixo de 5 mm com marcas de 10 mm a 20 mm nas localidades em que os volumes foram mais altos.

A semana que começa, porém, não reserva boas notícias para quem está ansioso por precipitações devido à estiagem prolongada e em um período que é crítico na safra de verão por ser o de maior demanda hídrica da soja. A tendência de precipitação para a agricultura é muito ruim.


Isso porque a previsão do tempo aponta uma semana com chuva escassa no Rio Grande do Sul. A grande maioria dos dias deve ter sol e em muitas cidades é possível que sequer chova nesta semana. A massa de ar seco e mais frio que ontem ingressou no Estado impulsionada por um ciclone extratropical na costa do Uruguai vai garantir uma sequência de dias de tempo firme.


O mapa acima mostra a projeção de chuva para os próximos sete dias do modelo meteorológico alemão Icon, disponível ao assinante na seção de mapas.

Observa-se a tendência de pouca chuva no período e a perspectiva de em vários locais sequer chover nesta semana no estado gaúcho. O Leste de Santa Catarina e do Paraná devem concentrar os mais altos acumulados de precipitação na semana.

O sol vai predominar no estado gaúcho entre esta segunda e quarta com vários momentos sem nuvens. A frente fria que hoje trouxe chuva em algumas regiões se afasta e o sol predomina no Rio Grande do Sul nesta segunda.

A maioria das regiões terá amplos períodos de céu claro no decorrer do dia. O Nordeste gaúcho é que deve registrar nuvens na primeira metade do dia, mas depois o tempo fica muito aberto.

Entre quinta e sexta se espera que chova de forma localizada, com maior probabilidade no Sul gaúcho, mas as precipitações não atingem todas as cidades gaúchas. No sábado, conforme os dados, ainda poderia ocorrer instabilidade em parte do dia no Sul e no Leste do Estado. Em vários pontos do Oeste, do Noroeste e do Norte gaúcho a semana pode terminar sem registro de chuva.

Anúncios