Ciclone extratropical na costa do Uruguai impulsiona ar mais frio para o Sul do Brasil neste começo de semana com temperatura agradável para esta época do ano. A imagem de satélite da manhã deste domingo mostrava o ciclone sobre o Oceano Atlântico junto ao litoral uruguaio e a frente fria associada ao sistema avançando pelo Rio Grande do Sul.
A frente traz aumento de nuvens, chuva e garoa para o estado gaúcho, entretanto as precipitações são muito irregulares e não têm altos volumes na maioria das localidades. A chuva trazida pela frente até o momento gerou acumulados acima de 20 mm em pontos do Sul gaúcho enquanto na Metade Norte os maiores acumulados foram resultantes de pancadas e temporais isolados decorrentes do forte calor da tarde de sábado.
Este sistema frontal avança rapidamente e até o final do dia grande parte do Rio Grande do Sul já estará com tempo firme. As imagens de satélite mostram que o tempo já começou a melhorar a partir do Oeste e do Sul gaúcho com o ingresso do ar mais seco e frio que avança na retaguarda da frente fria.
Amanhã, a frente traz chuva mal distribuída e bastante irregular em diferentes pontos de Santa Catarina e do Paraná enquanto no Rio Grande do Sul o sol vai predominar com o avanço do ar mais seco e ameno. Na metade da semana, o sistema frontal provoca chuva na Região Sudeste do Brasil ao passo que no Sul do país vai predominar o tempo firme com s0l.
A massa de ar frio traz marcas mais agradáveis neste começo de semana, mas como é comum nesta época do ano significa apenas alívio do calor mais intenso e não frio propriamente dito. Somente áreas de maior altitude tendem a registrar marcas baixas nos termômetros, o que se espera com mínimas abaixo do normal para esta época do ano nas madrugadas até a metade da semana. Pela trajetória mais oceânica das massas de ar frio no verão a influência é maior no Leste gaúcho e pequena no Oeste.
Em Porto Alegre, por exemplo, a temperatura deve variar entre 18ºC e 29ºC nesta segunda-feira, de 17ºC a 31ºC na terça e 18ºC a 33ºC. Incursões de ar mais frio durante o verão têm influência por curtíssimo período e, por isso, já na terça ar mais quente começa a retornar pelo Oeste gaúcho. É o que levará Uruguaiana a ter máxima de 32ºC nesta segunda e de 38ºC a 39ºC na quarta.
O contraste entre o ar mais frio na costa e o ar muito quente ingressando pelo Nordeste da Argentina vai gerar vento nesta semana, especialmente em cidades do Sul e do Leste gaúcho, o que inclui as praias da faixa litorânea.
Este vento de gradiente de temperatura e pressão atmosférica sopra do quadrante Leste, especialmente da tarde parta a noite, quando aumenta a diferença de temperatura do mar para o continente com o aquecimento diurno.
A previsão do tempo é que entre quinta e sexta-feira uma nova frente fria alcance o Rio Grande do Sul, outra vez com chuva irregular e com baixos volumes na maior parte dos municípios em que chover, esperando-se queda da temperatura no Sul e no Leste gaúcho no final desta semana.