Anúncios

Uma frente fria vai trazer uma grande mudança do tempo neste fim de semana no Rio Grande do Sul. Depois de um sábado com temperatura mais alta e até um pouco de calor em algumas regiões gaúchas, a temperatura vai despencar no domingo com a chegada do sistema frontal e o ingresso de uma massa de ar polar tardia e forte para esta época do ano.


A frente vai avançar pelo Rio Grande do Sul durante o domingo com chuva e queda brusca da temperatura, mas não deve ter forte atividade. Ao se deslocar para Norte, entretanto, formará nuvens mais carregadas sobre Santa Catarina e o Paraná, especialmente da tarde para a noite deste domingo, com pancadas de chuva localmente fortes e risco de alguns temporais isolados.

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul neste sábado, mas nuvens ingressam em parte do estado no decorrer do dia. Uma frente fria alcança o território gaúcho no fim do dia e traz muitas nuvens e chuva em pontos do Oeste e principalmente do Sul. Nas demais áreas do estado o dia inteiro será sem precipitação.


A aproximação da frente induz ingresso de ar quente. O amanhecer é frio ou ameno em todas as cidades e nas baixadas dos Aparados pode até gear. Aquece rapidamente de manhã e a tarde será agradável ou um pouco quente no estado. Máximas entre 27ºC e 29ºC na maioria das cidades da Fronteira Oeste, do Noroeste e dos vales. O vento se intensifica na segunda metade do dia.

Já o domingo começa com chuva em vários pontos no Sul e no Oeste por efeito de frente fria. A frente avança pelo estado no decorrer do estado e leva a chuva às demais regiões, mas as precipitações serão irregulares. Como a frente será estreita e de rápida passagem, o tempo melhora em muitas cidades com o retorno do sol já neste domingo.

Como a frente não passa com grande atividade sobre o Rio Grande do Sul, os volumes de chuva no estado gaúcho devem ser baixos em grande parte dos municípios. O sistema frontal, por outro lado, formará áreas de instabilidade mais intensas em Santa Catarina e no Paraná na segunda metade do domingo e na segunda. Por isso, os volumes de chuva nos dois estados serão consideravelmente mais altos que no Rio Grande do Sul.

Forte massa de ar frio para outubro na retaguarda da frente fria ingressa amanhã com vento, que pode ter rajadas, e a temperatura declina acentuadamente. O domingo é ameno pela queda acentuada das marcas nos termômetros. As máximas à tarde devem ser até 10ºC inferiores às deste sábado pela influência da massa de ar frio. Porto Alegre, por exemplo, que deve ter máxima de até 27ºC neste sábado não deve passar de 16ºC ou 17ºC no domingo à tarde.

O frio vai se sentir com mais força no final do domingo que deve ter temperatura bastante baixa. Os dados indicam para a noite deste domingo temperatura ao redor de 10ºC e 11ºC, o que somente se observa em dias frios de inverno e não é comum em outubro. Na Serra, o fim do domingo terá marcas de 5ºC a 7ºC. O frio, contudo, parecerá maior pela influência do vento.

 Como consultar os mapas

Todos os mapas neste boletim, e outros de chuva, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, geada e neve, dentre outras variáveis, podem ser consultados a qualquer hora pelo nosso assinante (assine aqui) na seção de mapas. As projeções dos modelos atualizam duas a quatro vezes por dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.

Anúncios