Anúncios

Frente fria chegou ao Rio Grande do Sul nesta terça-feira, trazendo chuva para a maioria das áreas do Estado e que isoladamente foi forte. O tempo começou a mudar ainda cedo da manhã pelo Oeste gaúcho e no decorrer do dia a instabilidade avançou para o Sul e o Centro do Estado antes de se deslocar para outras regiões.

A frente fria acabou com uma longa sequência de dias de sol e tempo seco que proporcionaram mínimas baixas na última semana em diversas cidades. Ontem, entretanto, com o ingresso de ar quente precedendo a chegada da frente e um centro de baixa pressão térmico no Norte da Argentina, a temperatura chegou a 37ºC no Noroeste gaúcho e a 33ºC na Grande Porto Alegre, marcas que não se repetiram hoje pelo aumento da cobertura de nuvens e a chegada da chuva ainda no começo da tarde em muitos locais.


Como a MetSul Meteorologia antecipou, a chuva seria irregular no Estado e com enorme variação de volumes de um ponto para outro. Além disso, confirmou-se o risco de temporais em pontos muitos isolados sem condições generalizadas de tempo severo. Vendaval com a chegada do sistema frontal trouxe queda de árvores e destelhamentos na zona rural entre os municípios de Quinze de Novembro e Fortaleza dos Vales, no Noroeste gaúcho

Redes sociais

Redes sociais

Os acumulados de chuva até 20h de hoje nas estações do Instituto Nacional de Meteorologia foram de 44 mm em Campo Bom, 33 mm em Dom Pedrito, 32 mm em Canguçu, 22 mm em Canela, 19 mm em Quaraí, e 10 mm em Capão do Leão e Uruguaiana. A rede do Centro Nacional de Previsão de Desastres (Cemaden) até o mesmo horário indicava 70 mm em Canguçu, 47 mm em Campo Bom, 45 mm em São Borja, 44 mm em Pelotas e 34 mm em Igrejinha. Os volumes discrepantes em um mesmo município entre as redes do Inmet e do Cemaden se explicam por pontos de medição em locais distintos.

A chuva foi mais forte na Grande Porto Alegre no Vale do Sinos, onde em alguns pontos somou quase 50 mm. Pancada torrencial atingiu a região no fim da tarde. Em Porto Alegre, a chuva não foi volumosa e veio com vento por volta das 17h que chegou a provocar a arremetida de um Airbus da empresa Azul no Aeroporto Salgado Filho.


O tempo segue instável nesta quarta. A frente fria que hoje chegou ao Rio Grande do Sul segue atuando no Estado. O dia terá muitas nuvens no território gaúcho e chove em todas as regiões. No Oeste e no Sul, a instabilidade se concentra entre a madrugada e de manhã, já que a partir da tarde o tempo começa a melhorar e o sol aparece com nuvens pelo ingresso de massa de ar seco e frio. Nas demais regiões, inclusive em Porto Alegre, a chuva ocorre a qualquer hora do dia.

Devido ao quadro de instabilidade, pouco vai variar a temperatura e as mínimas ocorrem à noite. O vento pode soprar com rajadas com o ingresso de ar mais frio. Esta massa de ar frio vai trazer mínimas baixas no Rio Grande do Sul com mínimas ao redor ou abaixo dos 10ºC em um grande número de municípios.

Anúncios