Anúncios

Uma frente fria vai mudar o tempo no Rio Grande do Sul entre esta terça e a quarta-feira após um feriado em que o sol predominou no Estado com forte calor durante o período da tarde. As máximas chegaram a 30ºC em grande parte do território gaúcho, exceção da faixa litorânea e parte da Serra e dos Aparados da Serra.

As máximas alcançaram hoje à tarde 37,2ºC em Porto Xavier, 36,5ºC em Santa Rosa, 36,1ºC em Teutônia, 35,9ºC em Quaraí, 35,7ºC em Santa Maria e Vila Nova do Sul, 35,5ºC em Uruguaiana e São Vicente do Sul, 35,4ºC em Alegrete e Feliz, 35,3ºC em Livramento e 35,0ºC em São Gabriel. Na Grande Porto Alegre, Campo Bom foi a 33,7ºC.


A frente fria, que hoje foi responsável por uma nevada na Patagônia, ingressa no Rio Grande do Sul ainda no começo desta terça pelo Oeste e o Sul com chuva e risco de temporais isolados. Nas demais regiões, o sol aparece com nuvens por algumas horas antes da chegada da frente. Com o avanço do sistema frontal pelo território gaúcho, a nebulosidade aumenta e da tarde para a noite a chuva alcança praticamente todo o Estado.

Isoladamente, a instabilidade pode vir com chuva forte e risco de tempestade de vento ou granizo, mas não em um grande número de localidades. A instabilidade não dever se organizada o suficiente para gerar uma situação de tempo severo mais ampla e qualquer ocorrência deve ser localizada.

O sistema frontal permanece sobre o Estado na quarta, trazendo muitas nuvens. Chove e garoa ainda na quarta-feira na maioria das regiões gaúchas, mas a nebulosidade começa a entrar em diminuição e o tempo firma no decorrer do dia pelo Oeste e o Sul com o avanço de uma massa de ar seco e frio.

Na quinta-feira, parte do Rio Grande do Sul ainda deve ter mais nuvens e instabilidade durante algumas horas do dia, notadamente no Nordeste gaúcho que inclui a Serra, a Grande Porto Alegre e o Litoral Norte.

Sublinha-se que os volumes de chuva na passagem desta frente pelo Rio Grande do Sul vão ser muito variáveis de um ponto para outro e na maioria dos locais não serão altos. Na maior parte dos municípios, os acumulados de chuva devem ficar entre 5 mm e 25 mm, mas setores isolados podem registrar marcas perto ou acima de 50 mm.


O mapa acima mostra as projeção de chuva para 72 horas até 9h de quinta-feira no Sul do Brasil, conforme o prognosticado pelo WRF da MetSul. A simulação está disponível ao nosso assinante na plataforma de dados e mapas do site, com duas atualizações diárias.

Uma massa de ar seco e mais frio vai atuar no Rio Grande do Sul durante a segunda metade da semana com sol na maioria das regiões já na quinta, apesar de nebulosidade em parte do Estado, e tempo mais aberto na sexta e no sábado. Com isso, as noites devem ter temperatura baixa na maioria das localidades e as tardes ficarão agradáveis, retomando-se a elevação da temperatura no próximo fim de semana.

Anúncios