Anúncios

Uma frente fria chegou ao Rio Grande do Sul e muda o tempo em parte do estado gaúcho desde as primeiras horas desta terça-feira com registros de chuva, trovoadas, rajadas de vento e muito possivelmente precipitação isolada de granizo.

METSUL

Assim como a MetSul Meteorologia, a mudança do tempo teve início na madrugada desta terça pelo Oeste e o Sul do Rio Grande do Sul, onde a frente fria, ao encontrar a massa de ar muito quente sobre o estado, formou nuvens carregadas.

As imagens de satélite da madrugada desta terça mostravam nuvens muito carregadas, de grande desenvolvimento vertical, atuando na fronteira com o Uruguai, na Campanha e no Sul gaúcho.

Dados de estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia indicavam até às 6h da manhã de hoje rajadas de vento de 82 km/h em São Vicente do Sul, 67 km/h em Canguçu e Capão do Leão, 66 km/h em Dom Pedrito e Santa Maria, 64 km/h em Jaguarão, 62 km/h em Livramento e 60 km/h em Bagé.

Até o mesmo horário, as estações oficiais do órgão federal marcavam chuva acumulada de 39 mm em Bagé, 31 mm no Chuí, 28 mm em Livramento, 26 mm em Dom Pedrito, 25 mm em Canguçu, 21 mm em Rio Grande e 20 mm em Jaguarão.

O sistema frontal segue atuando em parte do Oeste e do Sul gaúcho nesta manhã de terça com chuva e trovoadas ao passo que nas demais regiões, especialmente na Metade Norte do estado, o sol ainda aparece com nuvens e a temperatura se eleva rapidamente com vento Norte e fumaça vinda do Norte da América do Sul.

Com isso, o Noroeste e o Norte do estado devem ter outro dia muito quente hoje com marcas acima de 30ºC em muitas cidades do Noroeste, Médio e Alto Uruguai, Planalto Médio e Norte dos Campos de Cima da Serra. No Noroeste, alguns pontos podem ter mais de 35ºC.

Nas próximas horas, especialmente da tarde para a noite, à medida que a frente migra lentamente para Norte, nuvens aumentam e a chuva deve alcançar várias cidades do Centro e pontos da Metade Norte, mas em algumas cidades mais ao Norte e o Noroeste gaúcho a terça-feira ainda termina sem registro de chuva e apenas com calor.

Na Grande Porto Alegre, a nebulosidade aumenta muito desde cedo. O tempo se instabiliza com chuva no decorrer do dia, já de manhã e em especial na segunda metade desta terça. Com a mudança do tempo, a temperatura não sobe tanto quanto ontem, quando a área metropolitana chegou a anotar 34ºC.

Amanhã, a frente fria ganha atividade novamente sobre a Metade Norte do Rio Grande do Sul e já traz chuva para pontos de Santa Catarina e do Paraná. Pode chover forte com ocasionais temporais isolados no Norte gaúcho.

Já nas demais áreas do estado gaúcho, o tempo melhora gradualmente durante o dia e o sol pode aparecer em várias localidades com o ingresso de ar mais seco e frio de alta pressão atmosférica.

Como a MetSul tem sublinhado, este episódio de instabilidade entre hoje e amanhã no Rio Grande do Sul não será tão intenso quanto o da semana passada, que trouxe chuva extrema de até 300 mm no Sul gaúcho e muitos temporais, vários com danos no interior do estado e alagamentos em Porto Alegre.

Assim, a passagem da frente fria não deve trazer volumes excessivos de chuva para o Sul do Brasil, embora possam ser um pouco altos em algumas localidades com marcas perto e acima de 50 mm.

Não podem ser descartados temporais isolados, porém, durante a atuação da frente fria. Como a frente vai avançar numa atmosfera muito aquecida, há risco de tempestades de granizo e vento forte, mas tendem a ser localizadas e ocasionalmente fortes a severas de forma bastante isolada.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.