Anúncios

Calor intenso será seguido por chuva e raios com uma frente fria que pode trazer ainda temporais isolados para o Rio Grande do Sul entre esta terça e a quarta-feira | SANDRO K. MULLER/ARQUIVO

O Rio Grande do Sul experimentou neste último dia de setembro calor como se fosse auge do verão com máximas acima de 35ºC em muitas cidades e que em alguns locais chegaram até a se aproximar da marca de 40ºC, mas tem mudança a caminho com uma frente fria que trará chuva e temporais isolados.

De acordo com a rede de estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia, as maiores temperaturas no estado nesta segunda-feira foram de 35,4ºC em Santa Rosa e Santo Ângelo, 35,3ºC em São Borja; 34,8ºC em Santa Maria; 34,4ºC em Campo Bom e Teutônia; 34,2ºC em Frederico Westphalen; e 34,0ºC em Uruguaiana.

Já na rede de estações particulares, os termômetros indicaram 38,6ºC em Santa Cruz do Sul; 37,7ºC em Porto Xavier, Vera Cruz e Três Coroas; 37,5ºC em Venâncio Aires; 37,4ºC em Teutônia; 37,1ºC em Estrela e Colinas; 37,0ºC em Santa Rosa; 36,9ºC em Feliz; 36,7ºC em Porto Vera Cruz; 36,6ºC em São Paulo das Missões; 35,8ºC em Panambi e Portão; 35,6ºC em Três Passos e Horizontina; 35,5ºC em Santo Ângelo; 35,4ºC em Montenegro; e 35,3ºC em São Leopoldo.

Parte do Rio Grande do Sul ainda deve ter muito calor nesta terça-feira com risco de vento Norte com rajadas fortes devido a um quadro pré-frontal, mas o tempo começa a mudar no estado com a chegada de uma frente fria que vai levar chuva a todas regiões gaúchas até o começo da quarta-feira.

Uma frente fria vai mudar o tempo no Sul do Brasil entre amanhã e quarta-feira com chuva e risco de temporais isolados nos três estados da região. O sistema frontal será de lento deslocamento com a instabilidade alcançando algumas áreas somente durante a quarta-feira.

O sistema frontal ganha atividade ainda entre a madrugada e de manhã no Oeste e no Sul do Rio Grande do Sul com chuva e trovoadas. Nas demais regiões, o sol ainda aparece com nuvens e a temperatura se eleva rapidamente com vento Norte e fumaça vinda do Norte da América do Sul.

No decorrer do dia, a frente segue atuando mais no Oeste e no Sul, o que vai permitir que a temperatura se eleve acentuadamente na Metade Norte com muito calor em locais do Noroeste e do Norte gaúcho. No Noroeste, outra vez podem ocorrer máximas entre 37ºC e 38ºC em diversas cidades enquanto no Norte, entre o Planalto Médio e o Alto Uruguai, a temperatura pode atingir de 33ºC a 35ºC.

Com o passar das horas, à medida que a frente migra lentamente para Norte, nuvens aumentam e a chuva deve alcançar várias cidades do Centro e pontos da Metade Norte, mas em algumas cidades mais ao Norte e o Noroeste gaúcho a terça-feira ainda termina sem registro de chuva e apenas com calor.

Na quarta-feira, a frente ganha atividade novamente sobre a Metade Norte do Rio Grande do Sul e já traz chuva para pontos de Santa Catarina e do Paraná. Nas demais áreas do estado, o tempo melhora gradualmente durante o dia e o sol pode aparecer em várias localidades com o ingresso de ar mais seco e frio de alta pressão.

A passagem da frente fria não deve trazer volumes excessivos de chuva para o Sul do Brasil, embora possam ser um pouco altos em algumas localidades com marcas perto e acima de 50 mm, sobretudo na Metade Norte gaúcha.

Não podem ser descartados temporais isolados durante a atuação da frente fria. Como a frente vai avançar numa atmosfera muito aquecida, há risco de tempestades de granizo e vento forte, mas tendem a ser localizadas e ocasionalmente fortes a severas de forma muito isolada.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.