Anúncios

A aproximação de uma frente fria irá causar temporais isolados pelos três testados do Sul do país hoje, 4. O dia começou com muitas nuvens e pancadas esparsas de chuva. Apesar disso a expectativa é que temporais sejam mais intensos a partir da tarde, principalmente, entre a metade Norte do Rio Grande do Sul, Centro/Leste de Santa Catarina e do Paraná.

A chuva será muito irregular e mal distribuída, mas de forma isolada poderá gerar acumulados altos de precipitação com risco até de transtornos. Há, ainda, a possibilidade de temporais que poderão provocar rajadas de vento de moderadas a fortes, com alta incidência de raios e até granizo em pontos isolados.


No campo de refletividade do modelo WRF, para o início e final da tarde de hoje, a previsão é de fortes núcleos isolados de chuva com potencial de granizo no Nordeste do Rio Grande do Sul, Leste de Santa Catarina e Centro e Leste do Paraná.


Em se tratando do volume de precipitação esperado para as próximas horas, o modelo WRF indica distribuição bem irregular. Os dados sugerem grande disparidade de volumes dentro de uma mesma região. Os maiores acumulados de precipitação são esperados para o Centro/Leste de Santa Catarina com 50 a 100 mm em pontos isolados.

Já na faixa Central e Nordeste do Rio Grande do Sul volumes entre 50 e 75 mm. E no Paraná, os acumulados mais altos vão oscilar entre 30 e 60 mm em partes da metade Sul e Leste. O volume está muito longe de reverter a estiagem, contudo, poderá ter efeito benéfico para as lavouras repondo a umidade do solo e das plantas.

Chuva e queda de granizo

A chuva de quinta-feira, 3, gerou acumulados expressivos pelo Rio Grande do Sul. Segundo informações da rede de pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), choveu 44 mm em Capão do Leão, Zona Sul do Estado. Em Ijuí foram 39 mm, maior que os 35 mm de Canguçu e os 31 mm em Horizontina. Por outro lado, os volumes foram bem maiores que os 26 mm em Pedro Osório, 22 mm em Santa Maria e 21 mm em Uruguaiana.  Apesar disso, Santa Maria teve chuva chegou forte com queda de granizo como mostra o vídeo do Gabriel Frasson. Em alguns bairros o volume de precipitação ficou ao redor de 25 mm.

Madrugada abafada e tarde amena

A sexta-feira começou com temperatura alta e a mínima acima de 20°C em grande parte das regiões.  Em Porto Alegre, a mínima foi de 24,7°C, uma das mais altas deste verão. E, em Campo Bom, o dia começou com 24,2°C de acordo com o INMET.  A maior presença de nuvens irá fazer com que a temperatura suba menos hoje que ontem, porém as máximas ainda poderão alcançar os 30°C em muitos municípios gaúchos. Modelos projetam máximas entre 32 e 34°C na Metade Oeste e máxima ao redor de 28°C na Grande Porto Alegre.

Anúncios