Frente fria vai avançar com chuva e raios nesta quinta-feira com previsão de um maior número de descargas atmosféricas nas Metades Sul e Oeste do Rio Grande do Sul que terão risco maior de chuva localmente forte e de temporais isolados | FABIAN RIBEIRO

A MetSul Meteorologia alerta que uma frente fria vai avançar pelo Sul do Brasil entre esta quinta e a sexta-feira. O sistema frontal levará chuva aos três estados do Sul. A instabilidade vai atingir, inicialmente, o Rio Grande do Sul. Na sequência, a frente avança por Santa Catarina e o Paraná com instabilidade. Será a primeira frente fria a avançar pela parte meridional do Brasil no mês de agosto.

A instabilidade já atua no Rio Grande do Sul desde ontem, mas não por efeito de uma frente fria. A chuva se dá pela formação de uma frente quente entre o território gaúcho, o Centro da Argentina e o Uruguai. O sistema frontal foi gerado pelo avanço de uma massa de ar seco e quente em direção ao ar frio, formando nuvens carregadas e chuva.

Nesta quinta-feira, a mudança é que esta frente deixará de ser movida por ar quente vindo do Norte por uma corrente de jato de baixos níveis. Passará a ser deslocada de Sul para Norte por ar mais frio avançando pela Argentina. Com isso, a frente perderá as suas características quentes e passará a ser fria.

Por isso, cidades da Metade Norte gaúcha que estão com tempo firme e temperatura elevada à tarde desde o começo da semana devem, finalmente, ter chuva nesta quinta. Hoje, as marcas nos termômetros seguem altas para esta época do ano da Metade Norte do Rio Grande do Sul ao Paraná, mas na segunda metade da semana, com o avanço da frente e a chegada da chuva, a temperatura vai declinar.

A quinta-feira no Rio Grande do Sul terá muitas nuvens, mas o sol chega a aparecer com nuvens, vento Norte e ar quente no Norte e no Nordeste gaúcho antes da virada do tempo. A chuva associada à frente fria atinge desde cedo cidades do Oeste e do Sul gaúcho.

Após, o sistema frontal se desloca para as demais regiões do Rio Grande do Sul no decorrer no decorrer do dia. Com o avanço da frente, a chuva será generalizada. A atuação de uma área de baixa pressão sobre o território gaúcho reforça o risco de temporais isolados de vento forte e granizo.

Um cenário possível amanhã em diversas cidades do Rio Grande do Sul, inclusive na região de Porto Alegre, é a passagem de nebulosidade com chuva seguida de abertura do tempo com sol, nuvens, elevação da temperatura e abafamento, para depois voltar a chover novamente. Com isso, ambientes internos e externos podem enfrentar elevada umidade com pisos e outras superfícies molhados.

Projeção do modelo WRF 4km de evolução da instabilidade da frente fria pelo Sul do Brasil que deve perder atividade ao se delsocar por Santa Catarina e o Paraná | METSUL

A frente fria, ao progredir para Norte, deve perder muita atividade sobre Santa Catarina e o Paraná. Embora traga chuva nos dois estados, as precipitações serão irregulares e não choverá em todos os municípios. Ocorre que no fim de semana, novas áreas de instabilidade tendem a se formar sobre os dois estados com chuva mais ampla e até volumosa em alguns pontos.

Frente trará mais chuva no Rio Grande do Sul

Os maiores acumulados de chuva na atuação desta frente fria devem se dar no Rio Grande do Sul. O Sul gaúcho, especialmente, deve ter os volumes mais altos porque vão se somar os índices pluviométricos já altos da atual frente quente com os da frente fria. O mapa abaixo apresenta a projeção de chuva até 21h de sexta do modelo WRF de alta resolução da MetSul e que você ao assinar tem acesso na seção de mapas.

Há possibilidade de pancadas localmente fortes no deslocamento da frente fria pelo Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. O risco de chuva localmente forte será maior principalmente em locais do Oeste, do Centro e do Sul gaúcho, onde os mais altos volumes devem ser esperados.

Risco de temporais

O avanço da frente fria pelo Rio Grande do Sul durante esta quinta-feira será acompanhado de um centro de baixa pressão atmosférica que deve se aprofundar sobre o território gaúcho. Com isso, a instabilidade deve ser reforçada. Áreas de baixa pressão favorecem movimentos do ar ascendentes (convecção) com nuvens carregadas.

Centro de baixa pressão vai se aprofundar sobre o Rio Grande do Sul ao acompanhar o deslocamento da frente fria pelo território gaúcho nesta quinta-feira pela projeção do modelo meteorológico europeu ECMWF | METSUL

Não se antecipa uma condição de tempo severo generalizado. Temporais podem ocorrer pela interação do ar mais quente e frio, a frente fria e a baixa pressão atmosférica, entretanto serão bastante localizados. Nestes eventos isolados, não se descarta granizo ou vento forte. O que deve ocorrer em muitas cidades é o registro de raios, junto com a chuva.

Ar frio após a frente

Uma massa de ar frio ingressa no Rio Grande do Sul na sexta-feira com queda de temperatura. Não se trata de uma incursão de ar frio de grande intensidade, mas trará temperatura muito menor em relação à quinta em diversas cidades. Grande parte do território gaúcho na tarde da sexta terá mínimas inferiores a 20ºC, portanto abaixo da média de agosto. O sábado deverá ter ao amanhecer geada em algumas cidades com marcas de 1ºC a 3ºC na fronteira com o Uruguai e de 7ºC a 8ºC em Porto Alegre.