Anúncios

Região da Serra Gaúcha teve um dia de muito calor para agosto nesta quarta-feira na véspera da chegada de uma frente fria | EDIMILSON WATZLAVICK

A Serra Gaúcha teve uma tarde muito quente para os padrões do inverno hoje, na véspera da chegada de uma frente fria. A maior temperatura na rede oficial de estações do Rio Grande do Sul hoje foi justamente na Serra, em Serafina Correa, com 28,4ºC. A marca bateu as de estações oficiais do Noroeste gaúcho, região tradicionalmente a mais quente do estado gaúcho.

A temperatura máxima em Canela, de 25,2ºC, ficou acima de muitas medições em cidades dos vales e do Centro gaúcho, quase igualando a anotada na zona Leste de Porto Alegre que anotou 25,7ºC. Na cidade de Bento Gonçalves, a máxima hoje foi de 25,3ºC.

A temperatura esteve alta à tarde até nos Campos de Cima da Serra, região que costuma ser a mais fria do Rio Grande do Sul com as menores mínimas e máximas do estado. A máxima hoje à tarde em Cambará do Sul chegou aos 24,1ºC. Vacaria registrou 23,8ºC e São José dos Ausentes chegou aos 22,8ºC.

Na Grande Porto Alegre, a diminuição da nebulosidade e o ingresso do ar mais quente de Norte proporcionou também uma acentuada elevação da temperatura. A máxima ocorreu na estação de baixada do bairro de Lomba Grande, em Novo Hamburgo, com 27,1ºC. Já em Campos Bom, os termômetros indicaram 26,8ºC.

No Noroeste gaúcho, embora estações oficiais não tenham marcado máximas acima da anotada na Serra, estações particulares acusaram calor mais forte. Em Santa Rosa, a máxima hoje foi de 29,4ºC. Maior presença de nuvens evitou que a temperatura subisse mais hoje na região.

Frente fria nesta quinta-feira

A quinta-feira no Rio Grande do Sul terá muitas nuvens, mas o sol chega a aparecer com nuvens, vento Norte e ar quente no Norte e no Nordeste gaúcho antes da virada do tempo. A chuva associada à frente fria atinge desde cedo cidades do Oeste e do Sul gaúcho, avançando para as demais regiões no decorrer do dia. Com o avanço da frente, a chuva será generalizada. A atuação de uma área de baixa pressão sobre o território gaúcho reforça o risco de temporais isolados de vento forte e granizo.

Um cenário possível amanhã em diversas cidades do Rio Grande do Sul, inclusive na região de Porto Alegre, é a passagem de nebulosidade com chuva seguida de abertura do tempo com sol, nuvens, elevação da temperatura e abafamento, para depois voltar a chover novamente. Com isso, ambientes internos e externos podem enfrentar elevada umidade com pisos e outras superfícies molhados.

A frente fria, ao progredir para Norte, deve perder muita atividade sobre Santa Catarina e o Paraná. Embora traga chuva nos dois estados, as precipitações serão irregulares e não choverá em todos os municípios. Ocorre que no fim de semana, novas áreas de instabilidade tendem a se formar sobre os dois estados com chuva mais ampla e até volumosa em alguns pontos.

Há possibilidade de pancadas localmente fortes no deslocamento da frente fria pelo Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. O risco de chuva localmente forte será maior principalmente em locais do Oeste, do Centro e do Sul gaúcho, onde os mais altos volumes devem ser esperados.

O avanço da frente fria pelo Rio Grande do Sul durante esta quinta-feira será acompanhado de um centro de baixa pressão atmosférica que deve se aprofundar sobre o território gaúcho. Com isso, a instabilidade deve ser reforçada. Áreas de baixa pressão favorecem movimentos do ar ascendentes (convecção) com nuvens carregadas.

Não se antecipa uma condição de tempo severo generalizado. Temporais podem ocorrer pela interação do ar mais quente e frio, a frente fria e a baixa pressão atmosférica, entretanto serão bastante localizados. Nestes eventos isolados, não se descarta granizo ou vento forte. O que deve ocorrer em muitas cidades é o registro de raios, junto com a chuva.

Ar frio após a frente

Uma massa de ar frio ingressa no Rio Grande do Sul na sexta-feira com queda de temperatura. Não se trata de uma incursão de ar frio de grande intensidade, mas trará temperatura muito menor em relação à quinta em diversas cidades. Grande parte do território gaúcho na tarde da sexta terá mínimas inferiores a 20ºC, portanto abaixo da média de agosto. O sábado deverá ter ao amanhecer geada em algumas cidades com marcas de 1ºC a 3ºC na fronteira com o Uruguai e de 7ºC a 8ºC em Porto Alegre.