Anúncios

Uma frente fria quebrará o bloqueio atmosférico e, finalmente, trará características de outono para São Paulo. Os paulistanos, assim, vão experimentar dias muito mais agradáveis depois de um início de outono com calor.

Com efeito, a frente chega ao estado paulista na segunda-feira com chuva e alguns temporais. O declínio da temperatura será maior no Centro e no Sul de São Paulo a partir da terça, inicialmente modesto.


O tempo mais agradável e com temperatura mais outonal vai predominar a partir de quarta com noites mais frias e tardes agradáveis.

A próxima semana, portanto, reserva dias mais agradáveis. As máximas não devem superar os 25ºC em algumas localidades. 

Bloqueio cai

A frente fria vai quebrar o bloqueio atmosférico que trouxe uma sequência de dias com temperaturas acima de 35ºC com sensação térmica ultrapassando os 40ºC.

A segunda e a terça-feira devem ter instabilidade à medida que a frente avança pelo estado paulista. A frente traz chuva muito irregular e tempestades isoladas. 

A tendência é que sequer chova em alguns municípios paulistas tal a irregularidade das precipitações e a escassa atividade da frente. 

Os temporais muito esparsos podem vir com alta incidência de raios, vento e granizo em áreas pontuais, de acordo com o prognóstico da MetSul.

Uma massa de ar frio avançará na retaguarda da frente fria e vai favorecer a queda da temperatura. Os mapas mostram como será importante a mudança nas massas de ar sobre São Paulo.

Com efeito, a partir de quarta-feira são esperados dias com temperaturas amenas. Quinta, sexta e sábado da semana que vem podem ter mínimas de 15°C a 16°C, por exemplo, na capital paulista. 

A influência do ar mais frio será sentida no Sul e no Leste de São Paulo. Ao contrário, no Oeste e no Norte rapidamente voltará a aquecer. 

Instabilidade costeira 

Áreas de instabilidade vão permanecer atuando no Leste de São Paulo, entretanto, durante o início de abril. Isso fará com que a condição seja de muita nebulosidade com chuva e temperaturas variando entre 15ºC e 25ºC. O vento por vezes moderado trará sensação de frio.

Um corredor de vento Sul perpendicular ao litoral transportará umidade e será responsável pela manutenção da instabilidade.


Os acumulados de chuva para a próxima semana no Leste paulista, principalmente no litoral, poderão ser superiores a 100 mm.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Por fim, a chuva deve ocorrer na sua maior parte com intensidade fraca a moderada, porém de modo persistente. Ao passo que no Centro e Norte de São Paulo, após a passagem da frente, predominará sol e temperaturas variando entre 15ºC e 32ºC. 

Anúncios