Uma combinação de calor extremo e tempestades severas provocou uma série de transtornos em diferentes regiões dos Estados Unidos nas últimas horas em meio ao período de festas dos 250 anos de independência do país, celebrado neste sábado (4).

ABDULHAMID HOSBAS/ANADOLU/AFP/METSUL
Na cidade de Nova York, o fotógrafo Abdulhamid Hosbas, da agência de notícia turca Anadolu, registrou em foto a grande tempestade de raios na cidade de Nova York, sede do jogo do Brasil neste domingo (5), depois de mais uma tarde de extremo calor.
Enquanto a intensa onda de calor continua elevando as temperaturas a níveis perigosos, fortes temporais com ventos destrutivos deixaram centenas de milhares de pessoas sem energia elétrica, causaram acidentes fatais e ameaçam as tradicionais celebrações do 4 de Julho.
As tempestades atingiram uma ampla faixa do país, desde o Meio-Oeste até o Nordeste, alcançando estados como Iowa, Wisconsin, Illinois, Michigan, Pensilvânia, Nova Jersey e Nova York.
O Sul da província canadense de Ontário também foi afetado pela mesma área de instabilidade. Segundo dados das concessionárias de energia, cerca de um milhão de consumidores chegaram a ficar sem eletricidade na sexta-feira. Na manhã deste sábado, aproximadamente 820 mil clientes ainda permaneciam sem luz, principalmente devido à queda de árvores sobre a rede elétrica e ao rompimento de cabos provocado pelos ventos intensos.
Leia tambémSede do próximo jogo do Brasil decreta emergência por calor
A situação preocupa porque ocorre justamente durante uma das mais fortes ondas de calor dos últimos anos. Em muitas cidades do Nordeste e da costa Leste norte-americana, as temperaturas continuam próximas ou acima dos 38ºC, enquanto a sensação térmica supera facilmente os 40ºC em razão da elevada umidade.
Sem energia elétrica, milhares de residências ficaram sem ar-condicionado justamente no período mais quente do dia e também durante a noite. Autoridades alertaram que a combinação entre calor intenso e falta de eletricidade aumenta significativamente o risco para idosos, crianças pequenas e pessoas com doenças crônicas.
Na cidade de Nova York, equipes trabalharam durante toda a madrugada para remover árvores caídas e restabelecer o fornecimento de energia. A concessionária Con Edison informou que conseguiu religar o serviço para mais de 93 mil consumidores, mas dezenas de milhares continuavam sem abastecimento elétrico no início deste sábado.
O estado de Nova Jersey também registrou numerosos apagões e danos causados pelos ventos. O governo estadual pediu que a população evitasse áreas com cabos elétricos caídos e respeitasse as orientações das equipes de emergência, que seguem mobilizadas para reparar os estragos.
As tempestades também provocaram uma tragédia em Wisconsin. Três crianças morreram depois que uma embarcação virou durante a passagem de uma violenta tempestade no Lago Geneva, um dos principais destinos turísticos da região.
O barco transportava seis adultos e quatro crianças quando foi surpreendido por rajadas muito fortes de vento e ondas elevadas. A embarcação acabou afundando poucos minutos após o início da tempestade. Os serviços de emergência conseguiram resgatar todos os adultos e uma das crianças. Apesar de uma intensa operação de busca, outras três crianças foram encontradas posteriormente sem vida. As autoridades informaram que todas utilizavam coletes salva-vidas no momento do acidente, mas a força da tempestade acabou tornando impossível evitar a tragédia.
Leia tambémCalor extremo coloca Portugal em alerta
As tempestades estão se formando na borda da intensa área de alta pressão atmosférica responsável pela onda de calor. O contraste entre o ar extremamente quente e úmido e massas de ar relativamente mais frio favorece a formação de novos temporais capazes de produzir rajadas destrutivas, granizo e chuva intensa.
O Centro de Previsão de Tempestades da NOAA colocou parte do Meio-Atlântico sob risco elevado de tempo severo neste sábado, incluindo Washington. Áreas que abrangem Nova York, Filadélfia, Baltimore e Richmond também permanecem sob risco de tempestades com potencial para ventos superiores a 100 km/h.
Além dos ventos, a atmosfera extremamente carregada de umidade aumenta o risco de chuva intensa em curto período, com possibilidade de alagamentos repentinos em áreas urbanas e regiões de baixa altitude.
As tempestades podem ainda comprometer os tradicionais espetáculos de fogos de artifício do feriado da Independência, além de provocar atrasos em aeroportos da Costa Leste e dificuldades para milhões de pessoas que viajam durante o fim de semana prolongado.
A previsão indica que o calor começará a diminuir gradualmente a partir deste domingo (5) à medida que a área de alta pressão perde intensidade e se desloca para o Sul. Mesmo assim, o tempo continuará instável no início da próxima semana, com novos episódios de chuva forte e risco de inundações localizadas em parte do Nordeste dos Estados Unidos.
