Anúncios

SMN/Arquivo

Tempestades fortes a severas são esperadas nas próximas horas na Argentina. O Serviço Meteorológico Nacional argentino (SMN) já emitiu alertas amarelos e laranjas para províncias centrais do país. Os avisos são válidos para o restante do dia de hoje e amanhã. 

Com efeito, esta última semana deste verão terá tempestades localmente fortes a severas entre a Argentina, Paraguai e o Sul do Brasil.

No Norte da Argentina, por exemplo, a temperatura pode chegar aos 40ºC na tarde desta terça-feira. Já no Paraguai e Oeste do Rio Grande do Sul, as máximas devem superar os 35°C. A sensação térmica, porém, pode ultrapassar os 40ºC.

Isso se dará, assim, devido ao transporte de ar quente e úmido pelo Jato de Baixos Níveis (JBN) e região de baixa pressão (cavado) pela chamada Baixa do Chaco.

Uma frente fria avançará para Norte, vinda do extremo Sul da América do Sul, derrubando as temperaturas para menos de 10ºC no Centro-Sul argentino.

Frente fria e temporais

Esse intenso contraste térmico entre as massas de ar e o avanço de circulação ciclônica em altos níveis, portanto, provocará o aprofundamento de centro de baixa pressão. Isso ocorrerá entre a Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul.

O avanço da frente fria que atua na Argentina já traz tempestades isoladamente intensas no país nesta segunda-feira nas províncias de Neuquén e San Luis. 

Com a baixa pressão, as tempestades irão atingir o Centro-Norte argentino, Uruguai, Paraguai e parte do Rio Grande do Sul a partir de amanhã (16). Há potencial para raios, chuva forte com acumulados superiores a 50 mm, vendavais e granizo em alguns pontos.

A partir de quarta-feira, além da baixa pressão que vai se deslocar em direção ao oceano, o sistema vai organizar uma nova frente fria. A frente irá atingir, além do Rio Grande do Sul, os demais estados do Sul.

A frente fria vai alcançar, ademais, as regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, provocando chuva e tempestades.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Por fim, massa de ar mais ameno e relativamente seco traz sol com temperaturas mais agradáveis predomine em grande parte da Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul na quinta.

Anúncios