Anúncios

Neva desde ontem em Ushuaia, na Terra do Fogo, na primeira nevada do ano a pintar de branco a cidade do extremo Sul do continente. Segundo dados do aeroporto local, a neve em instantes é de forte intensidade. A maior precipitação ocorre no dia de hoje com acumulação. A neve vem acompanha de fortes rajadas de vento que castigam áreas da Patagônia da Argentina.



Ushuaia experimenta a primeira nevada do ano de 2013 e ficou coberta de branco – Fotos de Martin Günter/Terra do Fogo

A neve em Ushuaia está associada a uma potente erupção de ar polar que atua no Sul do continente e avança pela Argentina, devendo alcançar o Uruguai e o Sul gaúcho durante esta quarta-feira com forte queda da temperatura, sobretudo à noite. A aproximação do ar frio vai intensificar a instabilidade sobre o Sul do Brasil ao encontrar o ar quente e úmido de origem tropical que cobre a região. Chove na maioria das regiões gaúchas nesta quarta e as precipitações tendem a ser novamente irregulares, mais concentradas do Centro para o Norte do Estado. Nestas áreas não se descarta chuva localmente forte, mas o risco maior de chuva forte será no Noroeste e Norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, em especial no Oeste e no Meio-Oeste catarinense. Na quinta, o tempo melhora e o sol deve aparecer com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul.



Projeção do modelo WRF para a madrugada desta quarta e o meio-dia de quarta indica chuva mais forte na Metade Norte

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

O ar frio vai chegar com vento forte no Uruguai e aqui no Estado mais na parte Sul nesta quarta-feira e na quinta. Rajadas de 70 a 90 km/h podem ser registradas no Uruguai e no Litoral Sul gaúcho. Com a forte queda da temperatura e o vento, a sensação térmica será muito baixa, especialmente na quinta. No Rio Grande do Sul, aliás, a quinta-feira deve ser de temperatura baixa o dia todo na maioria das cidades com máximas, por exemplo, de apenas 15ºC a 16ºC em alguns bairros de Porto Alegre. A madrugada de sexta será a mais gelada da semana no Rio Grande do Sul e Santa Catarina com mínimas ao redor de 0ºC ou mesmo negativas nos Aparados da Serra e também perto de 0ºC na fronteira com o Uruguai. O ar polar não vai conseguir avançar muito para o Norte, o que fará com que o Paraná não tenha resfriamento tão acentuado como no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ademais, a parte mais intensa do ar frio rapidamente escoará para Leste aqui no Estado com ingresso de ar mais quente no fim de semana, o que trará a chuva de volta ao Rio Grande do Sul entre sábado e domingo.  

Anúncios