A chuva não para de castigar a província argentina de Córdoba. A região de Sierras Chicas teve em fevereiro volumes de 500 a 600 mm, dois terços da média histórica do ano inteiro de 900 mm, um recorde histórico. Há problemas de inundações em todas áreas da província e a situação piorou com a chuva forte de ontem. Ontem, o governo provincial resolveu ampliar o estado de emergência à província inteira. Por sugestão do exército, cinco zonas foram declaradas como de catástrofe. Há rodovias interrompidas, regiões com deslizamentos de terra e os bombeiros locais foram colocados em alerta permanente.  


No Uruguai, a terça-feira também foi de temporais. Uma tormenta atingiu Montevidéu por volta das 15h. A instabilidade foi favorecida por uma linha de instabilidade avançando de Sul com ar muito quente de Norte. A capital uruguaia teve chuva com trovoadas e rajadas de vento de 60 a 70 km/h na maioria dos bairros. Apesar das conseqüências não terem sido maiores, o que impressionou foi a nuvem carregadíssima de tempestade (fotos abaixo cedidas por Guillermos Musé e Olga Rivero).  


Depois a tormenta avançou para Maldonado e atingiu Punta del Este e outras cidades da região. Leitores nossos em Montevidéu e do resto do Uruguai enviaram por Twitter e Facebook incríveis fotos da chegada do temporal ontem. Confira!!

[galeria:53]

No Rio Grande do Sul, o sol aparece com nuvens hoje, apesar de períodos com cobertura de nuvens maior em algumas regiões. Massa de ar muito quente permanece no Estado e hoje receberá mais umidade, o que fará com que aumentem as taxas de instabilidade da atmosfera. Por isso, pancadas de chuva atingem a maioria das regiões da tarde pra noite nesta quarta. Na Metade Oeste, chove desde cedo. Alerta-se pra chuva localmente forte e temporais localizados em que não se pode afastar vento forte ou granizo. Antes da chuva, entretanto, faz bastante calor na Metade Leste. Amanhã e na sexta, apesar de algumas horas sem chuva, haverá maior nebulosidade e chove na maioria das regiões nos dois dias, inclusive com ocorrências localmente fortes a intensas. No fim de semana o tempo não firma. O sol chegará a aparecer no Estado, mas ocorrem pancadas isoladas de chuva, até fortes em alguns setores. O calor cede nos próximos dias, mas continuará abafado.