Em um dia marcado por muito calor e sensação de forte abafamento, temporais com chuva torrencial e altos acumulados em curto intervalo atingiram várias cidades do Rio Grande do Sul ontem, especialmente pontos da Metade Norte do Estado. Choveu, por exemplo, 74 mm em Água Santa, 55 mm em Santa Rosa, 54 mm em Parobé e 52 mm em São Sebastião do Caí. No começo da noite, a chuva caiu com grande intensidade na Grande Porto Alegre, o que causou alagamentos. Os volumes registrados foram de 49 mm em São Leopoldo, 47 mm em Alvorada, 44 mm em Novo Hamburgo e 41 mm em Campo Bom.
O município mais afetado pelo aguaceiro do anoitecer foi Canoas, onde muitos bairros ficaram debaixo d’água e parte do teto do shopping caiu, o que forçou a evacuação do estabelecimento. A chuva em Canoas foi extrema para um curto período. Em menos de uma hora choveu 72 mm no bairro Mathias Velho, 66 mm no São Luís e 62 mm no Estância Velha. Os acumulados finais não foram muito diferentes com 74 mm, por exemplo, no Mathias Velho. Também Porto Alegre teve muita água e alguns alagamentos. Em uma hora choveu 54 mm no Sarandi ou 51,7% da média histórica do mês inteiro de 104,4 mm. Em outros pontos da Capital os volumes foram de 45 mm na Agronomia, 44 mm no bairro São João e 40 mm no Passo D’Areia.
O sol aparece com nuvens na maioria das regiões hoje, mas vão ocorrer períodos com maior nebulosidade na maior parte do Estado. Chove no decorrer do dia em diversos pontos do Rio Grande do Sul, especialmente do Centro para o Norte. Está mantido o alerta da MetSul Meteorologia de chuva localmente forte a torrencial com risco de temporais isolados e que ocorrem bem mais cedo que ontem. A temperatura não sobe como ontem, quando fez 36ºC em Porto Alegre, mas será um dia quente e abafado, o que gerará chuva forte localizada. (Fotos de Rafael Bauer, Rafael Cabral, Guto Tietze e Deivid Munhoz)