Anúncios

Geada no amanhecer deste feriado de Finados em São Joaquim (SC) | Mycchel Legnaghi

O feriado de Finado começou com muito frio para novembro nos três estados do Sul do Brasil, inclusive com formação de geada, como no Planalto Sul Catarinense. As marcas mais baixas foram observadas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, onde as mínimas de hoje caíram abaixo dos 5ºC em alguns pontos.

No Rio Grande do Sul, a temperatura mínima chegou a 3,8ºC em Herval, no Sul gaúcho e região de fronteira com o Uruguai. Fez ainda 4,6ºC em Farroupilha, 5,3ºC em Canela, 5,9ºC em Soledade e 6,2ºC em Vacaria. Na região metropolitana de Porto Alegre, os termômetros indicaram 10,3ºC em Campo Bom. Canoas também amanheceu com 10ºC na base aérea.


A temperatura chegou a 2,6ºC em pontos da região de São Joaquim na madrugada desta segunda-feira. Em Bom Jardim da Serra, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia anotou 3,3ºC. Fez ainda 3,9ºC em Painel e 5,2ºC em Urupema na estação da Epagri. Com o frio tardio, geou de forma isolada e fraca nas áreas de maior altitude do Planalto Sul.

O frio se fez presente também no Paraná. A menor temperatura ocorreu em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, com 4,9ºC na estação do Inmet. Já na cidade de Curitiba, segundo o órgão local Simepar, a menor marca foi de 7,6ºC. Por sua vez, São Mateus do Sul teve 6,6ºC.


Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

A temperatura baixa ocorre por uma massa de ar frio que está atuando no Sul do Brasil com maior impacto no Leste da região. Está associada a um centro de alta pressão sobre o Oceano Atlântico. A MetSul havia antecipado que o amanhecer desta segunda-feira seria o mais frio deste feriadão pelo tempo seco e mais aberto que favorece um maior resfriamento durante a noite.

Anúncios