O Sul do Rio Grande do Sul começou o sábado com muita nebulosidade e chuva em muitas áreas. Na maior parte do território gaúcho, contudo, a manhã deste sábado tem a presença do sol com algumas nuvens. A chuva no Sul gaúcho acompanha altos índices de instabilidade atmosférica que são projetados para este sábado no Uruguai e no Centro da Argentina, em torno do Rio da Prata.

A formação de área de instabilidade no Sul gaúcho com tendência de outras no decorrer do dia em pontos da região é consequência do ingresso de ar quente a partir do Nordeste argentino no Rio Grande do Sul e nos países da região do Prata com a atuação de uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera. O ar quente, ao encontrar ar mais frio no Sul gaúcho, acaba gerando nuvens carregadas de desenvolvimento vertical.


É que explica vários índices de instabilidade atmosférica estarem altos neste sábado na região do Prata, entre o Uruguai e a Argentina, mas dados não mostram chuva generalizada na região. Com o ar quente e a atmosfera instável, o que pode ocorrer na área do Prata é a formação em pontos isolados de nuvens mais carregadas com chuva localizada e alguns temporais.

Áreas de instabilidade seguem atuando nesta manhã no Rio Grande do Sul entre o Centro e o Sul gaúcho. Nas demais regiões, o sol aparece com nuvens. A tendência é de a instabilidade se concentrar ao longo do dia principalmente mais ao Sul do Estado, onde a chuva pode ser localmente forte com raios e granizo isolado.


Embora a instabilidade, aberturas de sol devem ocorrer na maioria das regiões com maior abafamento no Noroeste e no Norte gaúcho. A tarde será quente em muitas cidades do Oeste, do Centro, do Noroeste e do Norte do Estado com marcas acima de 25ºC e que em algumas cidades podem se aproximar dos 30ºC. No fim do dia, novas áreas de instabilidade se formam de forma muito isolada.

Amanhã, o sol aparece com nuvens na maioria das regiões do Rio Grande do Sul, mas ocorrem períodos de maior nebulosidade em diferentes pontos do Estado. O ingresso de ar mais quente a partir do Nordeste da Argentina traz vento Norte e elevação da temperatura com sensação de ar abafado em diversos municípios, sobretudo em cidades mais a Oeste e na Metade Norte.

Vai ser um domingo quente para os padrões de julho com temperatura muito alta em algumas regiões, especialmente do Oeste e da Metade Norte. São previstas máximas próximas ou de até 30ºC ou mais em diversos municípios. Justamente o ar quente pode contribuir para a formação de áreas de instabilidade localizadas que podem trazer chuva isolada e passageira.