Anúncios

O começo do sábado teve chuva localmente forte com raios e temporais no Sul e no Oeste. Quaraí registrou rajadas de vento de 85 km/h e o Porto de Rio Grande fechou por agitação marítima e vento Norte de até 83 km/h. O tempo segue instável em cidades próximas da fronteira com o Uruguai e na região de Uruguaiana e Barra do Quaraí. O sábado é de sol, contudo, na maioria das regiões, como se previa. O vento de Norte que vai soprar com rajadas fortes a intensas em muitos locais traz ar muito quente e a tarde terá calor com máximas de 30ºC a 32ºC na Grande Porto Alegre e nos vales. Da tarde para a noite, o sistema frontal que antes era quente começa a avançar para Norte como uma frente fria e traz chuva para o Sul e o Oeste.



Capital teve tarde escura ontem a ponto da iluminação pública acender, mas hoje dia é de sol e forte calor – Mauricio Maciel


São Gabriel teve temporal com a frente quente ontem e voltará a ter mau tempo agora com uma frente fria – Marcelo Ribeiro

Nas demais regiões, mesmo com tempo firme, existe preocupação com o vento Norte que pode trazer até estragos à medida que se intensifica da tarde para a noite e no começo do domingo do Centro para o Oeste e o Norte do Estado. Atipicamente forte corrente de jato (vento) em baixos níveis gerará a ventania que pode atingir 100 km/h ou mais em alguns pontos. A área de Santa Maria e pontos do Oeste terão ventania. A próxima noite, em razão do vento Norte, terá temperatura muito alta em Santa Maria, talvez até ao redor de 30ºC. Na madrugada de hoje já fez 27ºC devido ao efeito do vento e o relevo.


O domingo, 6 de julho de 2014, será parecido com o dia 2 de julho de 2000 no Rio Grande do Sul. Há 14 anos, o dia começou com calor e vento Norte, mas depois o rápido avanço de frente fria com chuva forte e vendavais trouxe estragos na Capital e interior. Porto Alegre saiu de 31ºC para 11ºC em seis horas. Neste domingo não fará 31ºC na Capital, mas a madrugada será muito quente com marcas de 22ºC a 24ºC em muitos pontos antes da chuva que deve chegar durante o dia, talvez cedo da manhã. Frente fria cruza o Estado rapidamente amanhã. Chove até forte e com temporais isolados cedo no Oeste e no Sul. A instabilidade alcança o Centro gaúcho logo após, e entre a manhã e a tarde o Norte e o Nordeste do Estado. Veja  nos mapas abaixo como o deslocamento da frente fria associada a um ciclone extratropical no Prata será bastante rápido na projeção do modelo WRF (mapa da esquerda mostra projeção de chuva no início do domingo e da direita no fim da tarde de amanhã).



Chuva forte de curta duração, ocasional granizo e vendavais ocorrem na passagem desta frente fria, mas a melhora do tempo também será rápida. O sol aparece já de manhã no Oeste e, pelo avanço célere da frente, até o fim do dia a maioria das regiões também registrará tempo firme. A frente, ao avançar pelo Estado, encontrará ar quente. Com isso, são prováveis temporais. A presença da corrente de jato em baixos níveis da atmosfera e o deslocamento rápido da frente muito alinhada acentua o risco de vendavais que em alguns pontos podem ser fortes e com danos. Risco maior de vendavais neste domingo é para pontos da Metade Norte. O cenário poderia ser até pior, mas o jato de baixos níveis vai enfraquecer ao longo do domingo, quando da chegada da frente. Prepare-se ! A queda da temperatura será brusca, como no análogo de 14 anos atrás, e o domingo será um dia frio no Sul e no Oeste e terminará frio nas demais regiões. A segunda-feira será ensolarada e fria.

Anúncios