O feriado de Proclamação da República terá a gradativa melhora do tempo em grande parte do Sul do país. Por outro lado, o tempo fica instável e abafado com risco de temporais entre o Sudeste e o Centro-Oeste. Simultaneamente um sistema de alta pressão atmosférica avança entre o Centro da Argentina e o Rio Grande do Sul. Essa massa de ar seco afasta as nuvens e propicia um amanhecer mais frio com temperatura abaixo do normal para está época do ano. Por outro lado, um ciclone extratropical que atua no mar a sudeste do Rio Grande do Sul deixa o tempo ventoso no Estado. Na Zona Sul as rajadas de vento poderão passar de 60 km/h. A circulação ciclônica poderá gerar nuvens e chuva passageira no extremo Sul gaúcho. Em Santa Catarina e Paraná o sol predomina nesta terça e propicia rápido aquecimento a tarde com sensação de calor.


Ao mesmo tempo no Centro do país o sol aparece entre períodos de maior nebulosidade ao longo do dia. A temperatura sobe à tarde com previsão de calor e máxima acima de 30°C em diversos municípios do Centro Oeste e Sudeste. No Mato Grosso do Sul e Sudoeste de São Paulo o ar seco garante tempo firme com sol. Por outro lado, a combinação de calor e umidade poderá formar nuvens de maior desenvolvimento vertical com potencial para chuva forte e temporais isolados. Modelos indicam risco de granizo em alguns do Sul de São Paulo e Leste de Minas Gerais. Pode chover forte também com temporais passageiros na Metade Norte de Mato Grosso e Goiás. O volume de precipitação será muito irregular, com potencial até de nem chover em algumas áreas.

LITORAL NO FERIADO


Á primeira vista as praias do Litoral do Sul do país terão predomínio de sol e temperatura em gradativa elevação. Ao mesmo tempo o vento irá predomina do quadrante Oeste/Sudoeste no Litoral gaúcho, de Leste em Santa Catarina e Nordeste no Paraná. Pode ter vento forte no Litoral Sul gaúcho. O litoral paulista terá um feriado proveitoso de sol e poucas nuvens com vento sudeste. Entre o Rio de Janeiro, o Espírito Santo e Sul da Bahia uma frente fria que atua no mar deixa o céu nublado com potencial de chuva passageira. O Litoral fluminense terá vento  Sul/Sudeste nas praias mais ao Sul e vento Nordeste mais próximo ao Espírito Santo. Já no Litoral da Bahia e norte do estado capixaba o vento irá predominar do quadrante Nordeste.  Em grande parte do Litoral Nordestino o feriado tem sol e nuvens com chuva passageira no fim da tarde. Seja como for nesta época do ano em dias de céu claro a radiação ultravioleta pode atingir valores muito altos, portanto é fundamental o uso de filtro solar.