Anúncios

Grande parte do Rio Grande do Sul amanheceu com geada e temperatura entre 0ºC e 3ºC nesta terça-feira. A menor marca no Estado foi anotada em Santa Rosa e Cambará do Sul com 0,4ºC negativo. A marca de Cambará do Sul é a primeira mínima negativa do ano na rede do Instituto Nacional de Meteorologia no Estado, mas não a primeira marca abaixo de zero do Rio Grande do Sul em 2012, já que em ondas de frio anteriores houve registros negativos em estações particulares. No Oeste, Uruguaiana registrou hoje 3,8ºC, São Borja 3,2ºC e Quaraí 1,0ºC. Seguindo pelo eixo da BR-290, Alegrete teve 1,6ºC, Rosário do Sul 2,6ºC e São Gabriel 1,9ºC. Na Campanha, Bagé foi a 0,2ºC, Livramento 2,9ºC e Dom Pedrito também 2,9ºC. Muito frio no Sul com 2,1ºC no Chuí, 3,9ºC em Santa Vitória do Palmar, 3,0ºC em Rio Grande, 3,1ºC em Jaguarão e 4,7ºC em Pelotas. Também na Metade Sul, Caçapava do Sul desceu a 3,9ºC, Canguçu 3,2ºC, Camaquã 4,0ºC e Encruzilhada do Sul 3,6ºC.

Aqui no Centro do Estado, a mínima em Porto Alegre (foto acima de Pedro Revillion do Correio do Povo) foi de 5,1ºC em Belém Novo, a menor do ano até agora na cidade. Em Santa Maria, a mínima foi de 3,4ºC. Lajeado teve 5,3ºC e Teutônia 3,3ºC. Campo Bom anotou 5,3ºC e Três Coroas 4,2ºC. Na Serra, as mínimas hoje foram de 0,0ºC em Vacaria, 1,2ºC em Canela (Caracol), 1,2ºC em Bom Jesus, 2,3ºC em São Francisco de Paula, 2,7ºC em São Marcos e 3,1ºC em Bento Gonçalves. Também na Metade Norte, as mínimas de hoje foram de 2,7ºC em Lagoa Vermelha e Passo Fundo, 3,3ºC em Erechim, 1,5ºC em Cruz Alta e 4,8ºC em Iraí.

Todo este frio de hoje, apesar de forte, é pouco intenso se comparado ao que virá durante o restante da semana. Isso porque está a caminho do Sul do Brasil verdadeiro “expresso polar”, uma segunda massa de ar gelado que se deslocará rapidamente pela Argentina nas próximas 24 horas, alcançando o território gaúcho já nesta quarta-feira. Observe na linda imagem de satélite abaixo que inclui a Antártida, a “fábrica de massas de ar frio”, como há uma frente fria provocando muita chuva sobre o Paraná – onde há seiscentos desabrigados pelo mau tempo – e São Paulo, e o tempo mais aberto sobre o Rio Grande do Sul, resultado do primeiro pulso de ar polar que chegou domingo e que trouxe a madrugada gelada de hoje. Na Patagônia, contudo, nota-se uma segunda frente e na sua retaguarda se desloca a massa de ar polar ainda mais intensa que nos alcançará na segunda metade da semana.


Este segundo pulso de ar gelado já age com força no Sul do continente. Em Ushuaia (fotos), nevou intensamente nas últimas horas e o vento é muito forte, trazendo sensação térmica de frio extremo. Comodoro Rivadavia teve grãos de neve no final da madrugada em seu aeroporto. Bariloche está com neve desde a metade da manhã de hoje.


Por que esta segunda massa de ar frio é um verdadeiro “expresso polar” ? Além do seu rápido deslocamento, o fluxo de ar gelado que nos atingirá estará se originando direto do Sul do continente, logo com ar muito frio. Observe no mapa abaixo com a projeção das linhas de corrente de vento em altos níveis da atmosfera a partir do modelo ETA como o caminho do ar gelado será direto do Extremo Sul da América ao Sul do Brasil. Verdadeiro corredor de ar gelado da região antártica até nós.


Tradicionalmente estamos sob influência da corrente de jato (vento) subtropical, contudo esta erupção de ar polar será tão significativa que o chamado “jato polar” vai ondular e alcançar as latitudes médias do Centro da América do Sul, o que explica a magnitude do frio que se avizinha. Note na imagem abaixo com a projeção do modelo Global do Cptec da chamada espessura da camada entre 500 hPa e 1000 hPa como os valores de espessura aqui serão semelhantes no Sul gaúcho ao que é projetado no mesmo horário para o Sul do continente.


A MetSul Meteorologia mantém a sua previsão de ontem (ver boletim abaixo) de marcas abaixo de zero na segunda metade da semana em quase todos os municípios do Estado com mínimas de 5ºC a 7ºC negativos nas estações da Serra e Aparados, e abaixo de zero na Grande Porto Alegre. Reitera-se o aviso que o ar gelado chegará entre amanhã e quinta com vento moderado a forte, trazendo muito baixa sensação térmica, e que a quinta, sexta e sábado devem ter as madrugadas mais frias. Não se enganem, contudo, pois fará muito frio no amanhecer desta quarta-feira também com maior aquecimento à tarde na Metade Norte gaúcha antes da segunda frente fria. Segue a possibilidade de neve, sobretudo na Serra e Aparados, mas diante do tradicional alarde em torno do fenômeno na mídia, é importante destacar que os dados não indicam uma possibilidade muito alta e que a passagem de ar úmido deve ser bastante rápida, oferecendo uma janela curta para o fenômeno entre o fim da quarta e a primeira metade da quinta. A neve é meramente uma possibilidade e o vital é se concentrar no provável, condições de frio extremo nos próximos dias que oferecerão risco de vida para a população desabrigada e prováveis prejuízos para as culturas desta época do ano na agricultura do Sul e até do Sul do Centro-Oeste.