O Rio Grande do Sul teve nesta quarta-feira o amanhecer mais frio do ano até agora. A mínima no Estado foi de 3,8ºC abaixo de zero na estação automática do Bairro Planalto (baixada) em Santa Rosa. Na Serra, a estação do Parque do Caracol, em Canela, acusou 3,4ºC negativos. A temperatura ficou perto de 0ºC em pontos da Grande Porto Alegre, que teve o primeiro registro de temperatura negativa do ano na estação da MetSul no Parque Imperatriz de São Leopoldo. Em Cachoeirinha, por exemplo, a mínima foi de 1,2ºC. Na Capital, a mínima foi de 3,1ºC em Belém Novo.

O frio intenso desta manhã trouxe geada generalizada no Rio Grande do Sul, até forte em muitos locais. Mesmo em alguns bairros de Porto Alegre e no Litoral Sul do Estado chegou a gear com as marcas negativas ou próximas de zero nos termômetros. Na área da fronteira com o Uruguai, Região das Hortênsias e em Bom Jesus os campos ficaram brancos pela geada ao amanhecer (fotos de Halder Ramos e Daniel Badra do Correio do Povo, e de Raquel Silveira da Prefeitura de Bom Jesus).


Mais ao Sul, a tendência indicada pelos modelos se confirmou. Flocos de neve caíram misturados à chuva no começo da manhã desta quarta em vários pontos da grande Buenos Aires, na Argentina, inclusive na região do Aeroporto Internacional de Ezeiza. A televisão argentina mostrou flocos caindo na área do Obelisco, na Avenida 9 de Julio, no Centro da capital argentina, fenômeno raro que não acontecia desde 2007 na área central da capital portenha.


No interior da província de Buenos Aires, a neve deu espetáculo. A precipitação foi intensa em alguns pontos com grande acumulação. Localidades como Lincoln e Tres Arroyos registravam imagens de cartão postal durante a manhã (fotos abaixo da TV argentina) após a precipitação de neve que teve início ainda na madrugada com o deslocamento da banda de nuvens frontal associada a um cavado que avançou de La Pampa e da Patagônia.


A cidade argentina de Ushuaia está isolada por terra, mar e ar depois que forte nevasca atingiu a Terra do Fogo segunda-feira e ontem, comprometendo o sistema de transportes. A cidade declarou emergência climatológica e pediu à população que somente use seus automóveis em caso de máxima necessidade. A neve chegou a acumular 30 centímetros em Ushuaia. O aeroporto Islas Malvinas foi fechado e os voos desviados para a cidade de Rio Gallegos, província de Santa Cruz. Devido à tempestade de neve, o porto de Ushuaia também interrompeu seu funcionamento. Estradas da região estão bloqueadas devido ao grande acúmulo de gelo (fotos do Hostel La Posta e do site oficial de Ushuaia).


E a neve aqui ? Frio não faltará. Umidade suficiente é que pode ser o problema, o que torna a previsão não apenas mais difícil como a chance do fenômeno menor aqui. Últimas saídas dos modelos reduziram a possibilidade de neve na Serra no começo da quinta, apesar de ainda não ser descartável, por pouca disponibilidade de umidade na atmosfera. Indicam potencial maior de gelo e garoa congelante (congela ao atingir a superfície). As projeções dos modelos, contudo, aumentaram a possibilidade de chuva congelada e/ou queda de flocos de neve na Metade Sul gaúcha no fim do dia de hoje, sobretudo em cerros e coxilhas de maior altitude do Sul gaúcho (Canguçu, Pinheiro Machado, Morro Redondo, Encruzilhada do Sul, Bagé e Caçapava), mas mesmo nestas áreas a chance não é muito alta.

No Litoral Sul (Chuí ao Hermenegildo), ao nível do mar, não se pode afastar totalmente a queda de flocos de neve misturados à chuva ou queda de chuva congelada e/ou graupel. Amanhã, no início do dia, chance de neve rápida e isolada no Leste do Planalto Médio, Serra e Aparados. Possibilidade remota nas áreas de 300 a 700 m, e apenas pequena de 700 e 1200 m de altitude. Não se afasta chuva congelada/graupel (grãos de gelo) de forma isolada até em áreas ao nível do mar no Sul e no Leste do Estado caso venham a se formar nuvens de maior desenvolvimento no ingresso do ar mais gelado durante a quinta.

Muito antes de se concentrar em neve, as atenções deveriam estar mais voltadas ao frio extremo que se antecipa que oferecerá risco de vida à população desabrigada. Casos de mortes por hipotermia são possíveis, diante de condições de frio muito intenso. A MetSul antecipa mínimas abaixo de zero em quase todos os municípios gaúchos. Nos Aparados da Serra, pode fazer entre 5ºC e 7ºC negativos, mas com marcas menores (7ºC a 9ºC negativos) nas baixadas de Ausentes. Na Serra, os termômetros devem indicar entre 2ºC e 4ºC abaixo de zero com registros de até 5ºC ou 6ºC negativos em baixadas da região. A região da Campanha (Bagé) deverá ter de 2ºC a 4ºC abaixo de zero, ocasionalmente com 5ºC negativos em alguns pontos junto à fronteira com o Uruguai.

A temperatura pode ficar ao redor de 0ºC ou mesmo um pouco negativa ainda na área de Pelotas. No Sudoeste do Estado, região de Uruguaiana, as mínimas tendem a se situar entre 1ºC e 3ºC abaixo de zero com marcas inferiores em alguns pontos de baixada junto às coxilhas e Serra do Caverá. No Centro do Estado, tanto na área de Santa Maria como nos vales, poderão ser observadas marcas de até 2ºC ou 3ºC abaixo de zero em alguns pontos. Nos locais de maior altitude do Centro como Sobradinho e Gramado Xavier os termômetros devem indicar marcas semelhantes às projetadas para a Serra do Nordeste com 3ºC a 5ºC negativos. Marcas ao redor de 5ºC negativos são esperadas em baixadas do Alto Uruguai (Erechim) e de até 7ºC abaixo de zero no Noroeste (Santa Rosa). Passo Fundo e Cruz Alta devem ter mínimas de 1ºC a 3ºC negativos, dependendo do ponto da cidade.


Anomalia negativa de temperatura no Centro da América do Sul amanhã e na sexta será a maior no planeta fora das regiões polares (Cortesia Dr. Ryan Maue)

A temperatura vai cair abaixo de zero também na Grande Porto Alegre. Marcas de 2ºC a 3ºC negativos em alguns pontos da área metropolitana, fora das zonas urbanas, são bem possíveis. Até 4ºC abaixo de zero não se descarta no Parque Imperatriz em São Leopoldo e em Morungava, em Gravataí. Mesmo em Porto Alegre a temperatura deve ser negativa em alguns bairros, sobretudo das zonas Sul, Leste e Norte da cidade, na sexta e no sábado.

Reitera-se que o ar mais gelado de Sul virá acompanhado nas próximas horas de vento moderado com rajadas fortes, sobretudo no Sul e no Leste do Estado, o que pode atrapalhar a ornamentação com os “tapetes” de Corpus Christi. Rajadas de 80 a 90 km/h podem ser anotadas no Litoral Sul gaúcho e talvez até próximas dos 100 km/h nos Aparados da Serra. Valores muito perigosos de sensação térmica são esperados entre os Aparados e o Planalto Sul Catarinense com registros de 15ºC a 25ºC negativos. Sensação térmica negativa é esperada em Porto Alegre e na maior parte do Rio Grande do Sul na madrugada da quinta-feira, dia que deve ser o mais frio da semana – considerando o período de 24 horas – com máximas à tarde bastante baixas e inferiores a 10ºC em diversas cidades. As madrugadas de quinta, sexta e sábado serão as mais geladas. Tanto na sexta como no sábado, quando não haverá vento, o frio será mais extremo em baixadas e a geada muito mais forte, severa em alguns pontos. Mantém-se o alerta quanto ao risco de gelo em estradas da Serra.

Acompanhe as últimas informações da onda de frio no Cone Sul e no Rio Grande do Sul pela conta do Twitter da MetSul Meteorologia @metsul e também pela nossa nova página no Facebook no endereço www.facebook.com/metsulmeteorologia