Anúncios

Outubro terminará com chuva acima a muito acima da média em quase todo o Sul do Brasil, mas no restante do país a realidade é diferente. Várias estações devem encerrar o mês com acumulados superiores a 200 mm e 300 mm no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Esses últimos dias de outubro têm muita chuva também no Paraná. O excesso de chuva no Sul prejudicou a semeadura da safra de verão que, no caso do arroz, sofre um grande  e histórico atraso descrito como o maior em décadas.

No Centro-Oeste do Brasil, a situação da chuva é mais favorável no Mato Grosso do Sul e mesmo assim as precipitações têm sido muito irregulares. Quase todo o Mato Grosso e Goiás devem fechar outubro com chuva abaixo a muito abaixo da média, o que atrasa o plantio da soja em várias regiões.

No Sudeste do Brasil, outubro da mesma forma se encaminha para terminar com a chuva abaixo da média na maior parte da região. Somente pontos do estado de São Paulo têm precipitação mais próxima do normal neste outubro.

Agora em novembro, a tendência é que a chuva aumente no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil à medida que o verão, período mais chuvoso, fica cada vez mais próximo. Mesmo assim não se antecipa um cenário ideal. Haverá ainda irregularidade nas precipitações com algumas áreas permanecendo com chuva abaixo da média. No Sul do Brasil não vai faltar chuva e algumas áreas ainda podem ter excessos, especialmente entre Santa Catarina e o Paraná, mas os acumulados devem ser na maioria das localidades inferiores aos registrados neste mês de outubro. Em pontos do Sul gaúcho, a chuva pode ficar até abaixo da média.


 

Anúncios