O sol chega a aparecer com nuvens nesta segunda-feira em parte do Rio Grande do Sul, mas o tempo não estará firme. Áreas de instabilidade associadas a uma frente fria vão trazer muitas nuvens para o Estado e chuva em diferentes regiões no decorrer do dia. A possibilidade de chover ou garoar em alguns momentos do dia é maior no Centro, Sul, Norte e o Leste do território gaúcho, inclusive na região de Porto Alegre. Já no Oeste, se chover, será muito isolado. No geral, as precipitações serão irregulares na distribuição e com baixos volumes. Mesmo áreas que tiverem chuva podem anotar aberturas hoje.
Na terça, o tempo firma com ingresso de massa de ar mais seco e frio que irá garantir a presença do sol por uma sequência de dias no Rio Grande do Sul. A temperatura mínima declina na metade da semana com madrugadas frias para o final de outubro e o começo de novembro. Com a aproximação de frente fria e a instalação de um quadro pré-frontal na sexta-feira, ar quente invade o Estado e favorecerá rápido aquecimento, o que vai trazer uma tarde de calor na sexta. Já não se descarta instabilidade na sexta em algumas áreas, mas deve ser no sábado que a chuva atingirá o Rio Grande do Sul de forma mais ampla com a passagem de uma frente fria.
Esse sistema frontal do próximo fim de semana precederá uma nova massa de ar frio que trará temperatura muito abaixo da média histórica no começo de novembro, quando normalmente já faria calor no Estado à medida que é o período de transição para o verão climático.
Em Santa Catarina e no Paraná, segunda-feira com nuvens e chuva em parte do dia em diferentes pontos dos dois estados, mas algumas áreas terão aberturas de sol. Ente terça e a sexta o tempo seco predomina com temperatura agradável. As madrugadas de quarta e quinta serão frias a amenas, mas aquece no final da semana. No sábado, frente fria trará chuva no decorrer do dia para os dois estados.