Condições meteorológicas definidas como “selvagens” por meteorologistas dos Estados Unidos são esperadas no território norte-americano nos próximos sete a dez dias com uma sucessão de ciclones, um ciclone bomba que vai se formar no meio do país, fortes a intensas tempestades de neve, chuva extrema, enchentes, onda de tornados e uma erupção de ar polar do Ártico absurdamente forte.
Inicialmente, uma tempestade intensa deverá impactar o Centro e o Sul dos Estados Unidos, trazendo uma mistura de fortes nevascas, ventos fortes a destrutivos, fortes tempestades na costa do Golfo e inundações generalizadas no Leste e no Nordeste do país. Além disso, uma grande tempestade de inverno trará vários metros de neve para Washington e Oregon.
Uma baixa pressão profunda se desloca pelas Planícies Centrais e trazia muita neve nesta segunda-feira no estado do Kansas. A neve é acompanhada de rajadas de vento acima de 100 km/h, trazendo visibilidade quase nula em alguns pontos.
Moradores do Kansas, Nordeste do Novo México, Leste do Colorado, Oklahoma, Norte do Texas, e sudoeste de Nebraska, são alertados sobre condições extremamente perigosas nas estradas ou mesmo “impossíveis”. São orientados a levar um kit de sobrevivência de inverno, já que a sensação térmica deve cair a valores extremos.
Dodge City, KS ❄️🥶@foxweather pic.twitter.com/zVUUW9iTv8
— Mark Sudduth (@hurricanetrack) January 8, 2024
O deslocamento da baixa pressão organiza uma poderosa linha de instabilidade que vai gerar tempestades severas generalizadas no Sul e no Sudeste dos Estados, em estados como Texas, Louisiana, Alabama, Geórgia e Flórida. Meteorologistas locais alertam que é uma situação de grande perigo e que podem ocorrer tempestades de grande potencial destrutivo com tornados.
A baixa pressão, então, vai levar chuva extrema para a costa Leste dos Estados Unidos com volumes altíssimos em diversos estados. Há alertas de inundações para milhares de cidades e inundações costeiras. A chuva virá acompanhada de vento muito intenso, de 100 km/h a 150 km/h em vários pontos, o que pode deixar milhões de pessoas sem luz no Nordeste e no Leste norte-americano.
A MODERATE risk is in effect in our Day 2 Excessive Rainfall Outlook. More details: https://t.co/FQU5sbmsxo pic.twitter.com/ltAQw6tjnd
— NWS Weather Prediction Center (@NWSWPC) January 8, 2024
Não bastasse, outros dois grandes sistemas de tempestades de inverno vão ingressar e passar pelo Noroeste dos Estados Unidos, trazendo vários metros de neve pesada e ainda vento intenso nas montanhas. Os residentes das regiões afetadas são incentivados a adotar preparativos para una série de condições severas.
“Durante as próximas semanas, uma sequência rápida de grandes ciclones de latitudes médias varrerá o Centro e o Leste dos Estados Unidos, trazendo tempo selvagem, de tornados a condições de nevasca”, descreveu em análise o meteorologista Bob Henson, da Universidade de Yale.
De acordo com Henson, uma corrente de jato polar atipicamente intensa misturada com perturbações e sistemas frontais que se propagam através dela gerará as condições extremas. Ele destaca que, sob El Niño, é comum que neve mais no Sudoeste dos Estados Unidos e ocorra mais tempo severo de inverno no Sul do país.
Modelos indicam que no fim de semana haverá a formação de um ciclone bomba, no interior do continente, na região do Meio-Oeste. A pressão poderia cair a 960 hPa. Na sequência, ingressaria uma massa de ar polar do Ártico extraordinariamente forte.
The powerful winter storm on Fri-Sat is modeled to "rapidly intensify" into a rare over-land "bomb cyclone"
Minimum storm pressure –> barometer busting 968 mb
Record is the Cleveland Superbomb of Jan 1978 (Great Blizzard)
Likely blizzard conditions for millions w/Michigan… pic.twitter.com/BaSF7IDbZB
— Ryan Maue (@RyanMaue) January 8, 2024
Os modelos de longo alcance apontam cada vez mais para uma intrusão de ar do Ártico na próxima semana, do Noroeste dos Estados Unidos para as planícies e depois para Leste, acompanhando o deslocamento para Sul do vórtice polar estratosférico. Há dados indicam marcas de 40ºC abaixo do normal para o Norte das Planícies Centrais.
Confirmando-se os dados dos modelos, os Estados Unidos enfrentarão marcas de frio muito extremo em vários estados na semana que vem com possibilidade de mínimas tão baixas quanto -30ºC a -40ºC em alguns estados. O frio congelante, conforme a simulação, poderia chegar até mesmo a estados de clima mais quente como a Flórida.
Esta segunda tempestade de inverno poderá ser ainda mais forte do que esta que agora começa com nova rodada de condições extremas, incluindo tempestades severas e risco de tornado no Sul, neve e nevasca em partes do Centro-Oeste e chuvas torrenciais com vento no Leste, trazendo mais inundações e cortes de energia.
O núcleo do ar mais frio – em comparação com o que é típico – é esperado de Montana ao Norte do Texas durante o fim de semana, escoando gradualmente em direção ao Meio-Oeste e aos Grandes Lagos no início da próxima semana, acompanhando o ciclone bomba na área. Temperaturas tão baixas quanto 40ºC negativos estão previstas perto da fronteira Estados Unidos-Canadá no sábado.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.