Anúncios

Temporais em Santa Catarina causam estragos. Vendaval destruiu parcialmente prédios da Câmara de Vereadores e da Prefeitura Municipal na cidade catarinense de Ibirama na noite de ontem | DIVULGAÇÃO

Santa Catarina deve enfrentar novos temporais isolados entre a tarde e a noite desta terça-feira, adverte a MetSul Meteorologia. Ontem, o calor intenso, que se aproximou de 40ºC em várias cidades catarinenses, favoreceu a formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical com tempestades no Leste catarinense e que trouxeram danos.

O município mais atingido pelos temporais da noite de ontem no Leste catarinense foi Ibirama, no Vale do Itajaí, onde um vendaval causou destelhamentos em residências e em prédios públicos. O vento arrancou os telhados e causou colapso parcial da estrutura nos edifícios tanto da Câmara de Vereadores como da Prefeitura Municipal.


A forte área de instabilidade que passou com chuva e raios por Florianópolis atingiu ainda cidades do Litoral Norte de Santa Catarina. Itajaí registrou vendaval que provocou falta de luz em grande parte da cidade, com mais de 50 mil unidades consumidoras sem energia elétrica. O vento chegou a estourar os vidros de apartamentos, assustando os moradores.

Em Balneário Camboriú, o temporal chegou com chuva muito intensa que acabou por causar alagamentos em diferentes pontos da cidade. Motoristas tinham dificuldade para trafegar em algumas ruas, tamanha a quantidade de água acumulada nas vias.


Com o calor muito intenso, nuvens muito carregadas se formaram no começo da noite sobre o Leste catarinense. Durante a tarde, a temperatura nas estação da Epagri tinham alcançado 39,9ºC em Gravatal; 39,0ºC em Criciúma; 38,6ºC em Indaial; 38,5ºC em Urussanga; e 38,0ºC em Tubarão. Várias outras cidades anotaram entre 35ºC e 37ºC.

Hoje, embora sem máximas tão extremas quanto ontem, será outro dia quente em Santa Catarina com máximas ao redor ou acima de 35ºC em diversas cidades. Uma vez que a atmosfera segue quente e úmida, o calor tende a formar mais uma vez nuvens com maior desenvolvimento vertical com chuva isoladamente forte a torrencial assim como tempestades localizadas com risco de vendavais.

O maior risco segue sendo em cidades do Leste do estado, entretanto áreas do Meio-Oeste e do Oeste também podem ter instabilidade forte localizada. Estes temporais de verão são essencialmente isolados, passageiros e não raro muito fortes. Prever onde exatamente vão ocorrer não é possível prever horas antes, já que não raro afetam só alguns bairros de uma cidade, por exemplo.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios