A Metade Norte gaúcha deve ser a região mais beneficiada por chuva nesta semana com precipitação principalmente entre amanhã e a quarta-feira. A chuva será irregular, mas benéfica para as lavouras em muitas cidades.
Nesta segunda-feira, o sol aparece com nuvens em todo o Rio Grande do Sul, mas da tarde para a noite chove de forma muito localizada na Metade Norte, especialmente no Nordeste e no Norte do Estado. Será chuva muito isolada e em poucas cidades.
Na terça-feira, o dia começa com chuva no Norte gaúcho e a instabilidade alcança até pontos do Centro do Estado. Isoladamente pode ocorrer chuva na Metade Sul, mas cidades mais ao Sul e a Oeste não devem ter precipitação. A chuva da terça se concentrará mesmo na Metade Norte, afetando um grande número de municípios e com volumes localmente altos.
Na quarta-feira, o dia começa com chuva ainda em pontos do Norte e do Nordeste do Rio Grande do Sul. No decorrer do dia, o ingresso de uma massa de ar frio e mais seco afasta a instabilidade e o tempo firma em quase todos os municípios gaúchos até o fim do período.
Os mapas abaixo mostram a projeção de chuva entre hoje e quarta-feira dos modelos alemão ICON e do WRF. Observa-se a chuva mais volumosa no Norte gaúcho. Vai chover também em Santa Catarina e com volumes altos do Centro para o Sul do Paraná.
O melhor dia de chuva no Rio Grande do Sul, assim, será a terça-feira. A região mais beneficiada, a Metade Norte que concentra a maior parte da produção da soja gaúcha. Os volumes, entretanto, serão muito díspares e as precipitações irregulares, o que fará com que em algumas localidades a chuva seja celebrada e em outras haja lamento que a precipitação não tenha sido suficiente pra necessidade de reposição hídrica.