Casa destruída em imagem aérea na cidade de Rolling Fork, estado norte-americano do Mississippi, depois que um tornado EF-4 atingiu a área na noite do dia 24. As autoridades informaram 25 mortos na cidade. A localidade arrasada volta a sofrer com o risco de tornados agora uma semana depois. | CHANDAN KHANNA/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Uma semana depois de uma onda de tempestades ter deixado 26 mortos (veja imagens), os Estados Unidos vão enfrentar uma nova onda de tempo severo com tornados e que podem ser de longa duração com impactos em diversos estados do Sul e do Meio-Oeste norte-americano.

A configuração para o tempo severo estará associada a um ciclone de bomba que trouxe outra rodada de chuva, neve e vento para a Califórnia no início desta semana. A perturbação da corrente de jato em altos níveis da atmosfera que gerou a tempestade da Costa Oeste agora está direcionada para o Centro dos Estados Unidos.

À medida que essa perturbação da corrente de jato se move para as planícies, ela fará com que a baixa pressão na superfície se intensifique, o que puxará o ar quente e úmido do Golfo do México para o Norte.

A combinação de instabilidade desse ar quente e úmido e bastante cisalhamento do vento – a mudança na velocidade e direção do vento com a altura – trará as condições ideais na atmosfera para mais um evento de tempo severo.

Tempestades severas intensas e generalizadas são esperadas a partir da tarde de sexta-feira até a madrugada do sábado em partes do vale do Mississippi e nos vales de Ohio e Tennessee.

A maior ameaça de tempo severo é prevista em duas áreas separadas: uma área ao Norte no leste de Iowa, Noroeste de Illinois e extremo Nordeste do Missouri e uma segunda ao Sul no Nordeste de Arkansas, Missouri, extremo Oeste de Kentucky, Oeste do Tennessee e o extremo Noroeste do Mississippi.

Vários tornados, rajadas de vento destrutivas e granizo são ameaças significativas. Alguns tornados na linha de tempestades podem ser destrutivos e de longa duração, de intensidade EF-2 a EF-3 ou mais intensos.

As cidades que enfrentam esta perigosa ameaça de tempo severo na sexta-feira incluem St. Louis, Memphis, Nashville, Little Rock e Cedar Rapids, dentre outras, em diversos estados do Centro e do Sul dos Estados Unidos.

Alguns dos mesmos locais no Sul que foram afetados pela onda de tornados mortal há apenas uma semana, enfrentarão novamente o risco de tempo muito severo mais uma vez nesta sexta-feira. Mesmo que essas áreas evitassem o pior, como novos tornados, qualquer tempestade ainda atrapalharia os esforços de recuperação em andamento.