O Rio Grande do Sul teve hoje os primeiros registros de temperatura negativa do ano. Estações da Epagri acusaram marcas abaixo de zero em Bom Jesus e Vacaria. Geou em municípios da Serra, Aparados da Serra, Planalto Médio, Alto Uruguai e do Noroeste. O frio foi mais intenso justamente onde a atmosfera se encontrava mais seca, ou seja, nas Metades Norte e Oeste. Em Porto Alegre, a mínima foi de 10,5ºC, registrada na estação do Sistema Metroclima da Lomba do Pinheiro, na zona Leste.
Marcas negativas foram anotadas ainda no Planalto Sul de Santa Catarina, que possui as maiores altitudes do Sul do Brasil, onde os termômetros indicaram -2,1°C em Urupema, -0,7°C em Bom Jardim da Serra e -0,5°C em São Joaquim. Houve formação de geada moderada a forte nestas cidades (fotos abaixo de divulgação de Marília Oliveira da Prefeitura de Urupema). No Paraná, a temperatura não foi negativa, mas fez bastante frio com 3,8ºC na estação do Simepar em Palmas.
As noites seguem frias nos próximos dias no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas a cada dia as mínimas se elevam gradualmente. O frio seguirá mais intenso em áreas de baixadas e vales, o que vai gerar grandes diferenças de temperatura entre os microclimas urbanos ao amanhecer. Já as tardes serão agradáveis, também com tendência de gradual aquecimento. O sol predomina durante grande parte desta semana, mas na sexta-feira é elevada a chance de chuva no Rio Grande do Sul.