Tornados atingiram a região de Spokane, estado norte-americano de Washington, e causaram susto em estádio de beisebol e danos menores na região | KREM-TV/REPRODUÇÃO

Uma forte célula de tempestade que cruzou pela área de Spokane, estado norte-americano de Washington, no Oeste do país, na noite de sexta-feira, trouxe fortes chuvas, ventos, raios e dois tornados que foram confirmados pelo Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS).

Os tornados tocaram terra por volta das 19h e 19h25 na área de Spokane. De acordo com as equipes de análise de danos do National Weather Service, o primeiro tornado se formou cinco quilômetros a Nordeste de Airway Heights aproximadamente às 19h03, causando danos a árvores e em linhas de energia na área.

O segundo tornado tocou terra em Spokane Valley, entre Freya e Dishman Hills Recreational Area, por volta das 19h20, impactando um parque de trailers. Várias árvores foram arrancadas e dois trailers foram virados pelo vento. Vídeos e fotos compartilhados nas redes sociais mostraram os ventos em turbilhão e os danos em toda a área afetada. O Corpo de Bombeiros de Spokane Valley disse que retirou duas pessoas de cada trailer e que ninguém ficou ferido.

Espectadores gravaram o tornado em formação do lado de fora do Avista Stadium. A nuvem funil se originou durante um jogo de beisebol em Spokane Valley, sede do time Spokane Indians. “A iluminação acendeu e notei a circulação nas nuvens. Você podia sentir a mudança de direção do vento quando ele passava. Foi um momento bem surreal”, disse o autor do vídeo.

Tornados não são comuns em Spokane, ao contrário de outras regiões dos Estados Unidos. Em média, o estado de Washington tem um ou dois tornados por ano, conforme o escritório local do Serviço Nacional de Meteorologia. Washington tem um clima muito úmido e chuvoso com frio no inverno, não sendo comum o encontro de massas de ar quente e frio que favorecem o fenômeno no Centro e no Sul do país.

O tornado que foi registrado no condado de Spokane foi o primeiro desde 9 de agosto de 2016. Desde 1950, houve apenas 13 tornados relatados, a maioria deles registrados como EF0, ou seja, os mais fracos na escala Fujita com vento ao redor de 100 km/h.

O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos tinha emitido um aviso meteorológico especial de fortes tempestades na área afetada pelo tempo, mas os espectadores que estavam no estádio reclamaram que não foi emitido qualquer alerta ao público. São comuns nos Estados Unidos alertas pelo serviço de som e telão nos estádios quando há uma tempestade se aproximando e que ofereça risco ao público.