Uma enxurrada no fim de semana produziu imagens impressionantes e assustadoras na cidade de Nogales, estado mexicano de Sonora, que faz fronteiram com cidade homônima do estado norte-americano do Arizona. Uma mulher e duas meninas morreram, e pelo menos uma pessoa desapareceu, como saldo preliminar de uma tempestade descrita como “extraordinária” e a “pior em muitos anos” em Sonora.

Mais de 64 milímetros de chuva caíram em menos de uma hora na cidade fronteiriça, pegando de surpresa milhares de cidadãos que circulavam pelas ruas. Várias pessoas e veículos foram arrastados pelas águas do córrego que se forma ao longo da Avenida Tecnológica, em meio ao que foi considerado por muitos como o pior temporal da memória recente.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros mexicano, a corrente arrastou uma mulher que viajava de táxi com suas duas filhas menores. A mãe foi socorrida com vida, mas as meninas de 8 e 6 anos foram encontradas sem vida. Na Avenida Tecnológico, atrás do Estádio Dr. Alberto Hoeffer, foi resgatado o corpo de uma mulher não identificada, que ficou presa em uma grade de proteção do córrego.


Um adolescente foi resgatado vivo após conseguir se agarrar a uma árvore após ser arrastado rio abaixo por mais de dois quilômetros. O menor foi localizado pelos bombeiros, que conseguiram salvá-lo após mais de uma hora e várias complicações no resgate devido aos riscos do local.


O menor, que estava sem roupa devido à correnteza, já apresentava um quadro de hipotermia e foi transferido pela Cruz Vermelha Mexicana para receber atendimento médico. Durante o resgate, o jovem informou que sua mãe também tinha sido arrastada pela água, mas a vítima segue desaparecida.

As autoridades locais indicaram que foi possível resgatar 11 pessoas arrastadas pela torrente de água e lama na cidade. Acrescentaram que foram 12 veículos carregados pela correnteza em diferentes pontos da cidade, sete casas inundadas, três desabamentos de infraestruturas em casa, uma árvore caída e um poste. A Proteção Civil de Sonora Norte coordena os órgãos de emergência e realiza uma avaliação dos danos causados ​​pelo fenômeno meteorológico.

Na sexta-feira, o governador de Sonora, Alfonso Durazo Montaño, esteve na cidade de Nogales, e tinha anunciado a construção de barragem no córrego Chimeneas que controlaria as grandes inundações que ocorrem durante cada chuva intensa, e afirmou que, a obra canalizará a água que inunda a avenida onde ocorreram os principais alagamentos com vítimas.

A chuva extrema em Nogales é consequência da temporada de monções de verão que traz episódios de chuva extrema em curto período no Norte do México e também no Sudeste dos Estados Unidos. Dias atrás, Las Vegas sofreu com dois episódios de inundações e o parque nacional de Death Valley teve que ser fechado por inundações no deserto.