Uma enorme tempestade de poeira (haboob), cinzas e fumaça assolou nesta segunda-feira cidades da província argentina de Corrientes e do Paraguai. O fenômeno foi observado em diferentes locais de Corrientes com a chegada de uma linha de tempestade com ventos intensos associada ao avanço de uma frente fria.

As rajadas levantaram enormes nuvens de fumaça e cinzas acumuladas nas últimas semanas de incêndios descontrolados, que queimaram mais de 10% da superfície da província. A chuva veio para aliviar a situação exasperante de seca e incêndios que devastam a província durante semanas.

Vários vídeos viralizaram nas redes sociais da Argentina em que se observa um grande número de carros estacionado no acostamento esperando as impressionantes nuvens escuras passarem ou da parede de poeira e fumaça avançando sobre lavouras e cidades da região duramente castigada pela seca, o calor extremo e o fogo neste verão.

As imagens impressionantes chegam de cidades como Ita Ibaté, Loreto, Ituzaingó, Berón de Astrada e arredores. Segundo fontes, a mistura de fumaça e poeira reduziu a visibilidade para 100 metros nas ruas e escureceu as cidades a ponto de parecer noite fechada.

Nesta segunda-feira, cinco incêndios estavam ativos em Corrientes antes da chegada da chuva e dos temporais. O vice-diretor da Defesa Civil, Bruno Lovinson, indicou que as equipes destinadas ao combate ao incêndio foram mobilizadas em novas fontes localizadas em Lomas de Vallejos, Palmar Grande e no entorno de Paraje Galarza. Incêndios também era registrados no anel da capital provincial.

Parede de fumaça em Assunção

No Paraguai, a parede de fumaça e poeira primeiro atingiu a localidade de Ayolas que escureceu em plena luz do dia com a chegada de uma tempestade por volta das 13h desta segunda-feira. As cinzas dos incêndios florestais registrados e as nuvens causaram o fenômeno que assustou a população.

Na sequência, a parede de fumaça e poeira chegou à capital Assunção. Imagens impressionantes mostraram o estádio Defensores del Chaco sendo encoberto pela fumaça. O governo orientou a população a fechar portas e janelas pelo risco de enfermidades respiratórias com a péssima qualidade do ar.

A Associação Paraguaia de Futebol (APF) decidiu adiar a partida que Sol de América e Olimpia jogariam nesta segunda-feira no estádio Defensores del Chaco devido à tempestade de fumaça que atingiu a capital do país. O fenômeno gerou forte odor e escureceu o céu na área do estádio.

Temporais causaram estragos no Sul do Paraguai com a chegada da frente fria. Apesar de na capital Assunção mal ter chovido, no Sul do país as tempestades causaram estragos pelo vento. Medição realizada na Costanera de Encarnación chegou a indicara rajadas de vento de até 140 km/h.

Fenômeno foi um haboob

O que se testemunhou em Corrientes e no Paraguai foi o que atingiu estados como São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás no último inverno. É o que se denomina mundialmente de haboob e com algumas frequência é visto no Sudoeste dos Estados Unidos, na península arábica e na Austrália.

Um haboob é um tipo de tempestade de poeira que se forma a partir de uma tempestade comum de chuva e vento. Eles geralmente são muito grandes e podem ter milhares de metros de altura e até 160 quilômetros de largura.

Quando isso acontece em uma região árida ou semiárida, o vento pode levantar poeira, formando um haboob. Haboobs se formam muito rapidamente. Em questão de segundos, eles podem reduzir drasticamente a visibilidade. Isso significa que eles representam uma ameaça para os motoristas.

É importante estar alerta durante um haboob porque os ventos fortes podem derrubar árvores, causar destelhamentos e romper cabos de energia. Estas tempestades de areia geralmente acabam em algumas horas.