Enchente catastrófica atinge o Vale do Taquari com cidades tomadas pelas águas que subiu rapidamente com metros de altura. Pessoas estão refugiadas nos telhados de suas casas e há apelos por barcos e equipamentos de jet-ski para que sejam resgatadas. Prefeitos da região pedem o apoio aéreo para resgates com helicópteros, mas as condições meteorológicas não permitem.
A situação é dramática no município de Muçum por conta da cheia do Ruo Taquari. O município do Vale do Taquari enfrenta um enchente de enormes proporções nesta noite com a altura das águas na área central da cidade atingindo metros de altura e quase alcançando o segundo piso de algumas edificações.
O quadro é descrito como de calamidade em Muçum com o aumento repentino do nível da água em seus rios e barragens. O vice-prefeito Amarildo Baldasso descreveu em entrevista à Rádio Independente de Lajeado a situação como “um caos”.
Baldasso relatou que a situação se tornou extremamente complicada e que a cidade está clamando por ajuda. Cerca de 50 famílias se encontram presas em suas casas, impossibilitadas de sair devido à água que avança pelas ruas. Além disso, a cidade está sem energia elétrica.
Algumas famílias foram abrigadas no salão paroquial da cidade, mas a água está se aproximando também desse local, informou a emissora. “Não sabemos o que fazer”, desabafou Baldasso. Ele afirmou que não há equipamentos e recursos para alcançar as famílias isoladas e pediu urgentemente a intervenção dos bombeiros.
“Nunca vimos a água subir tão rápido. Em apenas uma hora, subiu dois metros, algo que nunca tinha acontecido”, acrescentou o vice-prefeito. Inicialmente, a projeção indicava que a água alcançaria o nível de 21,20 metros, mas, às 17h foram informados que a água ultrapassaria os 24 metros.
Baldasso ressaltou que alguns municípios vizinhos ofereceram assistência, mas a falta de equipamentos adequados e a escuridão da noite impossibilitaram a continuidade do trabalho. Os telefones celulares estão com as baterias acabando e não há energia para recarregá-los, ressaltou o vice-prefeito.
🔴 AGORA | Município de Muçum (RS) está tomado pelas águas. Há moradores em telhados e pedidos por barcos para resgate pela enchente catastrófica do Rio Taquari. Saiba mais em https://t.co/X2kIQ1S4ek. pic.twitter.com/bZIRMRKRuQ
— MetSul Meteorologia (@metsul) September 5, 2023
A situação é muito grave também no município de Roca Sales. O prefeito Amilton Fontana estacou que o município está ilhado e recomendou que as pessoas saiam rapidamente de suas casas.
“Está muito difícil aqui, uma verdadeira tragédia, a água vem subindo num ritmo tão rápido que não tem como as pessoas tirarem os seus pertences. A cada pouco vai trancando um lado, trancando outro. A situação está bem crítica. Estou na Avenida principal de Roca Sales e a água está chegando. Então, praticamente, dá pra dizer que é uma enchente maior que a de 2020. Está bem complicado, continua enchendo muito”, explicou.
🔴 URGENTE | Enchente catastrófica atinge agora o município de Roca Sales, no Vale do Taquari. Águas do Rio Taquari invadem rapidamente a área urbana do município. Trata-se de situação de excepcional perigo. Se você está no Vale em áreas alagadiças, busque terreno alto! pic.twitter.com/vhSk1a8rpT
— MetSul Meteorologia (@metsul) September 5, 2023
Fontana recomendou que as pessoas peguem seus documentos, deixem os pertences e saiam de suas casas rapidamente. “Quem conseguiu sair até agora saiu, o restante não tem mais o que fazer, porque começa a não ter mais opção. Então a única coisa que as pessoas podem fazer é sair caminhando, levar os documentos e pegar alguma coisa em mãos, porque não tem mais acesso a caminhão e nem a veículo”.
🔴 AGORA | Prefeito de Roca Sales diz que cidade está isolada e pede que as pessoas saiam de casa o mais rápido possível. “Está muito difícil aqui, uma verdadeira tragédia, a água vem subindo num ritmo tão rápido”, disse à Rádio Independente. pic.twitter.com/yj5oX4Afiz
— MetSul Meteorologia (@metsul) September 5, 2023
🔴 AGORA | Vídeo mostra a força da correnteza nas ruas centrais de Roca Sales. Rio Taquari invadiu a cidade. Prefeitos da região pedem helicópteros para resgates aéreos de pessoas sobre telhados, mas condições do tempo não permitem os voos. pic.twitter.com/CI0ru4OTcI
— MetSul Meteorologia (@metsul) September 5, 2023
A MetSul Meteorologia emitiu aviso de emergência por grave enchente no Vale do Taquari. Trata-se de uma situação de muito elevado perigo à vida e patrimônio. Alertamos com máxima ênfase que o quadro é extremamente preocupante para as cidades da região. Os volumes foram extraordinariamente altos nas nascentes da Serra do Sistema Taquari-Antas com volumes de 200 mm a 300 mm e ainda choveu muito ao longo da bacia.
A cheia nas partes mais baixas, no vale, deve ser de grandes proporções e histórica. A água vai subir muito rapidamente e pode se elevar em metros em curto período. Moradores que estão em áreas de risco devem buscar terreno mais alto a fim de se evitar a repetição de situações de emergência como a de julho 2020. A permanência em área ribeirinhas pode se tornar fatal. Insistimos: trata-se de situação extremamente perigosa.
Pessoas em áreas de risco de inundações pela cheia do Rio Taquari devem começar o mais rapidamente possível a retirar os seus pertences de casa para locais seguros. Busque terreno alto! Produtores rurais devem levar seus animais para terreno mais alto e seguro.