Anúncios

Atualização:

As 13h deste domingo 24 de  março a Marinha emitiu aviso especial classificando o sistema de baixa pressão atmosférica como Tempestade Tropical Iba .


A imagem de satélite no canal infravermelho mostra dois aglomerados de nuvens de grande desenvolvimento vertical próximo ao litoral baiano no registro das 10h00 de hoje. Essa instabilidade está associada a uma tempestade tropical que está ganhando força na região.

Modelo WRF rodado pela Metsul  que gera mapas em alta resolução de hora em hora indica que a depressão tropical irá se intensificar entre hoje e amanhã e dar origem a uma tempestade tropical o que poderá ocorrer já no começo da próxima madrugada. No mapa abaixo o modelo indica que o vento poderá superar os 70 km/h á 01h da manhã desta segunda.

No mapa gerado para as 8h00 de amanhã a tendência de intensificação se mantém com previsão vento persistente superior a 80 km/h, com pressão atmosférica caindo para 100h6 hPa em seu núcleo.

Na próxima imagem que a pressão atmosférica poderá baixar de 1008 hPa em se centro  e gerar vento superior a 90 km/h em ao redor do centro amanhã as 15h.

 

No mapa gerado para as 19h de amanhã o modelo wrf indica que o vento passa de 100 km/h e a pressão atmosférica poderá baixar de 1007 em seu centro.


Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

A tempestade recebeu o nome de IBA (que sinifica ruim) com base na lista de nomes em Tupi Guarani criada pela Marinha do Brasil no ano  de 2011. A última tempestade Tropical que ocorreu no Atlântico Sul foi  a tempestade Guará (que significa ave das águas) que também ocorreu entre o Litoral do Espírito Santo e Bahia em dezembro de  2017.

Anúncios